No último fim de semana, as equipes de base do Mauaense enfrentaram o Santos FC pela segunda rodada do Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-12 e acabaram derrotadas em ambas as categorias. As partidas ocorreram na tarde de domingo (8), no Estádio Espanha, em Santos. Apesar da luta dos jovens atletas do ABC, o clube da Baixada levou a melhor com vitórias por 2 a 1 no Sub-11 e 7 a 2 no Sub-12.
Ainda assim, o Mauaense conseguiu garantir um ponto extra em ambas as categorias, ao vencer as disputas de pênaltis realizadas após os jogos, como prevê o regulamento do campeonato. No Sub-11, os mauaenses superaram os santistas por 4 a 2 nas cobranças. Do mesmo modo, no Sub-12, a equipe visitante triunfou por 4 a 3, mesmo após a expressiva derrota no tempo regulamentar.
Além disso, os gols do Santos na partida Sub-11 foram anotados por Paulinho Mota e Guilherme Henrique. A equipe comandada por Edu Martins contou com diversas alterações ao longo do jogo, evidenciando o rodízio promovido pelo técnico para testar diferentes formações e dar minutagem ao elenco.
Já na partida do Sub-12, a superioridade santista ficou evidente no placar elástico. Os gols foram marcados por Ryan Alves (duas vezes), Miguel Kauan, Marlon Risley, Kauan Lisboa, João Luz e Davi Pará. Ainda mais, a atuação coletiva da equipe treinada por Felipe Mendes foi destaque, com boa movimentação ofensiva e domínio técnico durante os dois tempos.
Nesse sentido, o Mauaense volta para casa com o desafio de reorganizar suas equipes visando a continuidade da competição. Juntamente com os treinos técnicos e táticos, o foco agora será na recuperação da confiança para os próximos confrontos da fase de grupos.
Por outro lado, o Santos FC já se prepara para uma nova rodada dupla contra outro representante do ABC: o Santo André. Os jogos válidos pelo estadual Sub-11 e Sub-12 acontecerão no próximo domingo (15), no Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André. Ou seja, as promessas do Ramalhão terão a chance de medir forças com uma das equipes mais tradicionais da base paulista.
Contudo, o retrospecto recente favorece o Peixe. No sábado (7), também no Estádio Espanha, o Santos enfrentou o Santo André pela quarta rodada do Campeonato Paulista Sub-14 e aplicou uma goleada por 6 a 1. Os gols da vitória santista foram marcados por Leme (duas vezes), Ryan Ribeiro, Dudu Marques, Pedro Neves e Bernardo Silveira.
Apesar disso, como determina o regulamento, a partida seguiu para as penalidades e, neste caso, o Santos também levou a melhor, vencendo por 4 a 3 e conquistando o ponto extra. Com o resultado, a equipe santista chegou aos 13 pontos no Grupo 9, acumulando três vitórias, uma derrota e quatro pontos adicionais nas disputas por pênaltis.