Uma pesquisa de intenção de compras realizada pelo Centro de Inteligência de Mercado (CIM) da Strong Business School em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), entre os dias 12 e 30 de maio, revela que os consumidores da região devem movimentar cerca de R$80,5 milhões em compras para a data, representando um crescimento de aproximadamente 6% em relação ao ano anterior, mesmo com a inflação acumulada de 5,52%.
Ao todo, 740 pessoas foram entrevistadas nas sete cidades do Grande ABC, com uma amostra que garante 90% de confiança e margem de erro de três pontos percentuais. “A cada edição, a pesquisa de intenção de compras se torna ainda mais relevante para os comerciantes, que passam a contar com informações valiosas para se planejar com antecedência e implementar estratégias que contribuam para o aumento das vendas. Neste ano, por exemplo, os dados indicam um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado”, Evenson Robles Dotto, presidente da ACISA.
Perfil dos consumidores e gastos planejados
A média geral do preço por presente ficou em R$287, um valor 28% maior que o registrado em 2024, mesmo considerando a inflação do período. Quando se trata do gasto total planejado, o valor médio é de R$350 — o que representa um aumento real de 35% em relação ao ano passado. O levantamento mostra ainda que 47% dos consumidores com renda acima de cinco salários-mínimos devem gastar R$350 ou mais.
Formas de pagamento e canais de compra
Sobre os canais de compra, 45% pretendem adquirir os presentes pela internet, enquanto 33% escolherão os shoppings e pouco mais de 20% farão suas compras no comércio de rua. Os consumidores dos shoppings, segundo a pesquisa, tendem a gastar mais. Dos que não comprarão online, 53% pretendem consumir no próprio município. Os que optam por comprar em outras cidades buscam maior variedade de lojas ou preços mais atrativos.
O que e para quem comprar
Namorados, namoradas, esposos e esposas representam 83% dos homenageados, seguidos por noivos e noivas, com 9,7%. Curiosamente, 7,5% dos entrevistados ainda não haviam decidido o que comprar.
Fatores de decisão e jantares românticos
O professor Sandro Maskio, da economia da Strong Business School e um dos coordenadores da pesquisa afirma que “Não são só os presentes que movimentarão o comércio: cerca de 50% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Namorados com um jantar em restaurante, enquanto 45% planejam celebrar em casa. Para aproximadamente 27% os gastos serão maiores. O gasto médio previsto com o jantar é de R$247. Contudo, destaca-se que para 39% o gasto planejado deverá ficar entre R$100 e R$200. Outros 39% deverão gastar entre R$200 e R$500 com o jantar.”
Conclusão
O amor pode até não ter preço, mas no Grande ABC ele tá balançando o coração dos apaixonados e dos comerciantes.
Sobre a Strong Business School: faculdade de negócios com mais de 25 anos de tradição no mercado, com
A faculdade também dispõe de centros de estatística avançados e mantém parcerias com algumas das maiores universidades da Europa e dos Estados Unidos. Oferecemos cursos de MBA e pós-graduação, com módulos internacionais em renomadas instituições nos Estados Unidos e Portugal, proporcionando uma formação global e conectada às demandas do mercado atual.
Sobre a ACISA: com mais de 4 mil associados, a ACISA está localizada na Avenida XV de Novembro, 442 – Centro – Santo André, e conta com estacionamento próprio. Sua diretoria é composta por empresários que dedicam parte de seu tempo ao trabalho voluntário em prol do associativismo, contribuindo para o fortalecimento da classe empresarial e para a sustentabilidade da entidade.