Em 1º de junho de 2025, os Metalúrgicos do ABC deram oficialmente o pontapé inicial na Campanha Salarial 2025. Durante uma assembleia geral realizada na Sede do Sindicato, a categoria aprovou, de forma unânime, a disposição de luta para as reivindicações que marcam a campanha deste ano.
Além disso, o encontro serviu para reforçar o slogan escolhido: “Construindo nosso futuro com melhores condições de trabalho e de vida”, que resume os principais objetivos dos trabalhadores. Entre os eixos centrais da campanha estão a valorização das CCTs – Convenções Coletivas de Trabalho, a reposição integral da inflação com aumento real, a redução da jornada sem redução de salário, bem como o fim da escala 6×1.
Ainda mais, os metalúrgicos também reivindicam pautas que impactam diretamente no bolso, como a isenção do IR – Imposto de Renda sobre salários e PLRs – Participações nos Lucros e Resultados, além da redução da taxa de juros, que compromete o poder de compra das famílias. Nesse sentido, o combate a todo tipo de assédio no local de trabalho também figura entre as prioridades.
Durante a assembleia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, destacou que a mobilização é o caminho para garantir avanços. “Mais do que a aprovação da pauta, foi fundamental a companheirada aprovar a disposição de luta, porque, se nós não nos mexermos, nada virá de graça. E este Sindicato e esta Federação possuem histórico de luta e, principalmente, de campanhas salariais vitoriosas. Vamos seguir mobilizados e unidos por nossos direitos”, afirmou.
Contudo, a campanha não é restrita apenas aos trabalhadores da região do ABC. Ela é conduzida pela FEM-CUT – Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, que representa 13 sindicatos filiados no Estado de São Paulo. Ou seja, ao todo, 190 mil trabalhadores e trabalhadoras estão envolvidos nesta mobilização.
Do mesmo modo, na base do SMABC – Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, estão diretamente mobilizados 52 mil metalúrgicos e metalúrgicas. Outros 21 mil trabalhadores de montadoras também estão em processo de negociação, embora de forma individual.
