HomePolítica

Palhinha propõe Farmácia Veterinária Popular em São Bernardo

 Projeto busca garantir acesso gratuito a medicamentos veterinários para famílias de baixa renda e combater problemas de zoonoses no município

O vereador Palhinha – Avante, de São Bernardo, apresentou um projeto de lei que pode transformar a vida de milhares de tutores de animais na cidade. A proposta institui o Programa Municipal da Farmácia Veterinária Popular, inspirado no modelo da Farmácia Popular do Brasil, que oferece medicamentos a baixo custo para a população humana.

Além disso, o parlamentar chama a atenção para a enorme população de animais no país. “O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais do mundo e é o terceiro maior em população total de animais de estimação. São milhões de famílias que convivem com seus animais e precisam de apoio”, destacou Palhinha.

Nesse sentido, o projeto tem como foco atender as famílias de baixa renda, que muitas vezes enfrentam dificuldades para arcar com os altos custos dos medicamentos veterinários. “O objetivo é possibilitar que essas pessoas tenham acesso gratuito aos remédios para cuidar dos seus animais e, ao mesmo tempo, combater um grande problema de zoonoses no meio urbano”, explicou.

Contudo, Palhinha ressalta que o programa não dispensa os tutores de sua responsabilidade. “O tutor deve sempre procurar orientações e meios para manter seu animal saudável. Isso inclui vacinas anuais, vermífugos, esterilizações e exames de fezes, que também são fundamentais”, alertou o vereador.

Do mesmo modo, o projeto reforça a importância da saúde animal para a saúde pública. Afinal, doenças transmitidas por animais, quando não tratadas, podem afetar diretamente as comunidades, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Apesar disso, o vereador reconhece que o acesso aos cuidados veterinários ainda é uma barreira para muitas famílias. “Muitas vezes, as famílias deixam de tratar seus animais pelo alto custo dos medicamentos veterinários. Por isso, esta proposta é urgente e necessária”, pontuou.

Marcos Fidelis

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo