Passados cinco anos da sua edição digital, o Festival ABCDança Transpetro abre inscrições para artistas interessados em compor a programação do evento, que retorna ao formato presencial e passa a abranger dois Estados do Nordeste, além das sete cidades do ABCD Paulista.
A 16ª edição do festival vai realizar espetáculos de dança em 10 municípios – além de encenar intervenções urbanas, oferecer oficinas e duas residências artísticas – entre os meses de julho e novembro de 2025. O evento visa incentivar a circulação da linguagem da dança, além de fomentar a participação e o encontro de artistas, grupos e companhias, que têm até o dia 15 de junho de 2025 para se inscrever.
Pela primeira vez, o Festival ABCDança Transpetro visitará as cidades de São Gonçalo do Amarante e Paracuru, no Ceará, além de São Luís, no Maranhão. Em São Paulo, a iniciativa retorna a Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Está confirmada a participação da Companhia de Danças de Diadema, que vai circular com a obra “Eu por detrás de Mim”, vencedora do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de 2017 na categoria de Melhor Coreografia/Criação.
Todas as atividades serão gratuitas ao público, visando abranger um maior número de espectadores. As ações do festival contarão ainda com residências artísticas em duas cidades – Diadema e um dos três municípios do Nordeste – e apresentações de dança de companhias profissionais convidadas.
Serão selecionadas entre dez e vinte propostas de apresentações e oficinas para integrar a programação nas cidades. Cada projeto receberá verba que varia entre R$ 600 e R$ 8 mil. O chamamento público completo, com as regras de participação, e o formulário de inscrição poderão ser acessados no site do evento (abcdanca.com.br).
O Festival ABCDança Transpetro é uma iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD) e da Companhia de Danças de Diadema, com patrocínio da Transpetro, por meio da Lei Rouanet.
Sobre o Programa Transpetro em Movimento
O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade. Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.
Sobre a Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD)
Fundada em 2001 com o objetivo de incentivar a produção artística, formação de plateias e processos de ensino aprendizagem na área da dança, a APBD é parceira da Companhia de Danças de Diadema na realização de diversos projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, como Pés na Estrada, Festival ABCDança, Mostra Beneficente de Dança, Bailando na Cidade e Trançando as Pernas.
Apresentação | Lei de Incentivo à Cultura e Transpetro
Produção | Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema
Realização | Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução