Dandan propõe pontos de apoio para entregadores de aplicativo em S. André
Projeto busca oferecer estrutura básica para descanso e dignidade aos trabalhadores de delivery em duas rodas
O vereador Dandan – Avante, de Santo André, apresentou um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar e manter pontos de apoio para entregadores de aplicativos que atuam na cidade. A proposta, segundo o parlamentar, é uma resposta à crescente demanda por melhores condições de trabalho para esses profissionais, que, todos os dias, enfrentam jornadas intensas nas ruas do município.
Além disso, o projeto determina que, sempre que possível, imóveis públicos subutilizados sejam utilizados para a instalação desses pontos. A medida, nesse sentido, visa otimizar recursos públicos e garantir maior agilidade na implementação do programa. Em outras palavras, trata-se de uma solução prática e de baixo custo para atender a uma necessidade urgente da categoria.
Ainda mais, os espaços destinados aos entregadores poderão contar com banheiros masculinos e femininos, sala com acesso à internet sem fio, pontos de recarga gratuitos para celulares, local para refeições e estacionamento para bicicletas e motocicletas. Ou seja, serão estruturas pensadas para atender, com dignidade, às necessidades mais básicas de quem depende do trabalho por aplicativo.
Contudo, Dandan destacou que essa realidade de precariedade é visível em diversas regiões de Santo André. “Nos últimos anos, vimos crescer bastante o número de entregadores que trabalham por meio de aplicativos. Esses profissionais enfrentam jornadas longas, lidam com sol, chuva, trânsito e, muitas vezes, não têm sequer um lugar adequado para descansar, usar o banheiro ou fazer uma refeição com um mínimo de conforto”, afirmou o vereador.
Do mesmo modo, ele criticou a falta de compromisso das empresas responsáveis pelos aplicativos. Apesar da importância dos entregadores para a economia urbana, muitas plataformas digitais não oferecem qualquer suporte físico aos trabalhadores.
MARCOS FIDELIS