Obras elevam capacidade de abastecimento
As obras, que incluíram a instalação de quatro bombas com capacidade de empuxo suficiente para levar a água 80 metros acima por 11 quilômetros de tubulação, foram projetadas para que a água supere o morro que divide a Região do ABC do município de Suzano. No projeto e execução, a Sabesp investiu R$ 130 milhões.
Para dar mais robustez ao sistema de abastecimento, em março de 2015, a instalação da adutora Jardim das Nações-Parque Real foi concluída e melhorou a distribuição de água em Diadema, além de permitir que, pela primeira vez, o sistema Rio Grande atendesse também a cidade de São Paulo. Já a adutora Haras-Vila Vitória permitiu levar mais água do sistema Rio Grande para Santo André, fazendo “sobrar” água do sistema Rio Claro, que foi transferida para a zona leste de São Paulo, no lugar do Cantareira.
Além das obras e outras ações coordenadas pela Sabesp, o apoio da população no combate ao desperdício de água com o uso racional foi fundamental para gerar economia de 332 bilhões de litros de água no período de fevereiro de 2014 a abril de 2016. Com a conscientização aliada a investimentos de engenharia, o Estado de São Paulo conseguiu contornar a falta de chuvas e levou à crise hídrica ao fim.