CulturaHome

Projeto “Maracatu, me conte sua história”  promove cortejo em Santo André no próximo domingo

No domingo, dia 13 de abril, das 15h às 17h, os bairros Jardim Teles de Menezes e  Jardim do Estádio em Santo André vão ser palco do cortejo do projeto “Maracatu, me conte sua história”, da atriz e contadora de histórias Débora Constantino. O evento gratuito e aberto ao público convida o grupo Do Balanço das Águas, de Santo André, para o cortejo com concentração às 15h na Praça Pedro Lazarin, localizada no cruzamento da Rua Adriático com a Rua Alhambra no Jardim do Estádio e que tem como destino a sede da Cozinha Solidária (Rua Professor Plinio Braga, 192. Jardim Teles de Menezes/Jd Estádio). Em busca de criar um espaço acessível e inclusivo, a ação conta com intérprete de LIBRAS, apoio durante o trajeto e área reservada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O evento integra as ações do projeto “Maracatu, me conte a sua história!” com apoio da LEI PAULO GUSTAVO SP Nº 23/2023 APRIMORAMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL.

Ensaio Maracatu Debora (167)_crédito Bárbara Girão

O cortejo marca o final de um processo de aprimoramento artístico que ofereceu oficinas formativas gratuitas sobre Maracatu para a população local e os  frequentadores do Centro Educacional Vila Sá e da Cozinha Solidária, como forma de fortalecer a comunidade e o território a partir de práticas culturais e educacionais antirracistas, e de resgate e preservação das manifestações culturais populares afro-indígenas brasileiras. A história, os saberes e memórias, a cultura e tradição dos brincantes, a percussão, o canto e a dança tradicionais do maracatu foram os temas dos encontros conduzidos por artistas de Santo André, São Bernardo do Campo e de São Paulo como Audrey Bessa (No Balanço das Águas), Glauber Coimbra, Vinícius Cruz (No Balanço das Águas), Silvani Moreno, Cristiane Santos (Cia as Marias), Rubens Signoreli (Cia as Marias), Dudu Oliveira (Podcast Calunguinha), Felipe Gomes Moreira, Carolina Gomes Moreira e Maria José Gomes Moreira.

O projeto busca difundir e celebrar por meio da contação de histórias, do teatro popular e dos cortejos de Maracatu, essa manifestação considerada um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2015 pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional). Além disso, também amplia a visibilidade do trabalho realizado na Cozinha Solidária do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), a primeira do Grande ABC, inaugurada em 2021, que a partir do trabalho de cozinheiras e voluntários entrega em média 100 marmitas diariamente para pessoas em situação de fome.

“Maracatu, me conte sua história”, de Débora Constantino, tem no roteiro do cortejo a assinatura de Débora Constantino e Camila Shunyata, conta com produção  geral da Coletiva Teatral Feminista Pontos de Fiandeiras e produção local de Roberta Marcolin, fotografia de Bárbara Girão e Monique Amaral (Pólen Criativa), assessoria de imprensa de Paula Lira (Pólen Criativa), acessibilidade em LIBRAS sob a responsabilidade de Ariane Polizel.

Sobre Débora Constantino

Iniciou nas oficinas  de teatro do Centro Educacional – CESA Vila Sá e na Escola Municipal de Iniciação Artística –  EMIA, no Parque Pignatari. Se formou no curso de Ator / Atriz e Direção Teatral na Escola Livre de Teatro – ELT, além de cursos livres de Teatro Físico, Comédia Dell”arte e Teatro Lambe-lambe. Fez participações na Cia Assim que é, grupo formado na ELT, com o espetáculo “O último Carro”, e na Cia Tralhas e Retalhos, atuando no espetáculo “A farsa da boa mentira”. Trabalhou por mais de 20 anos na Cia Brittos Produções, atuando em espetáculos realizados para crianças, jovens e adultos.  E atualmente integra a Cia de Teatro Porandubas, que estreou o espetáculo “O Pum de Micura”, com dramaturgia de Luís Alberto de Abreu, em 2023; a Coletiva de Teatro Feminista Pontos de Fiandeiras, como atriz no espetáculo “Caixa Casa Mundo: historias re-veladas ou sobre como vencer os monstros”; e o Grupo de Maracatu No Balanço das Águas, fundado em 2021, que realiza encontros semanais no CESA Vila Sá.

SERVIÇO:

Cortejo “Maracatu, me conte sua história”, de Débora Constantino, com o grupo Do Balanço das Águas.

Dia: 13/04/2025

Horário: 15h às 17h

Saída do cortejo e concentração: Praça Pedro Lazarin (que fica no cruzamento da Rua Adriático com a Rua Alhambra no Jardim do Estádio).

Destino: Cozinha Solidária MTST (Rua Professor Plinio Braga, 192. Jardim Teles de Menezes, Santo André)

Saiba Mais: https://www.instagram.com/debora_constantinoprojetos/

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo