Querida leitora e estimado leitor, nessa preparação para a Páscoa de Jesus reflito sobre minha páscoa pessoal; enquanto aguardo uma e outra, posso repetir com o salmista: “maravilhas fez comigo o Senhor”! Ao longo dos anos, foram muitas as maravilhas que o Senhor realizou em mim. Em cada amanhecer recebo uma pauta, com desafios assustadores, mas a fidelidade de Deus através dos amigos, conhecidos e sua Graça silenciosa e fiel tem me auxiliado a honrar a oportunidade diária de experimentar a vida.
Obrigada Deus por seu carinho para comigo e por favor abençoe meus amigos e minha pequena comunidade. Amanhã celebramos o quinto domingo da Quaresma. A liturgia nos oferece os seguintes textos bíblicos: Isaías 43,16-21; Salmo 125(126): Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! Filipenses 3,8-14; João 8,1-11. O Evangelho nos conta que Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao templo. Todo o povo se reuniu em volta dele.
Sentando-se começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão.
Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: “Mulher onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais”.
Peçamos a graça de sermos misericordiosos, para alcançarmos misericórdia. Bom fim de semana para você e familiares.
Piedade Coelho