O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi – MDB, anunciou avanços significativos na saúde pública do município, resultado de uma política de austeridade e racionalização dos recursos públicos. Segundo ele, a otimização dos gastos permitiu ampliar o acesso a consultas com especialistas, exames, medicamentos e contratação de novos médicos.
A estratégia adotada envolveu cortes expressivos em despesas consideradas desnecessárias, incluindo a eliminação dos contratos de veículos utilizados pelo prefeito e secretários. “Conseguimos tudo isso graças à implementação de medidas drásticas para conter esses gastos desnecessários, como a decisão de cortar os contratos de veículos, colocando-os à venda em leilão, mostrando o compromisso com a transparência e a destinação eficiente dos recursos públicos”, afirmou Taka.
ECONOMIA
A decisão de leiloar a frota oficial foi motivada pelo alto custo da manutenção desses veículos. Segundo o prefeito, o gasto com carros blindados e de alto padrão para uso exclusivo do chefe do Executivo e secretários ultrapassava R$ 87 mil mensais, chegando a um total de R$ 4,2 milhões ao longo da gestão.
Ainda assim, a venda desses veículos representou apenas uma parte da economia gerada. Além disso, os recursos arrecadados, somados às economias com o fim dos contratos, estão sendo revertidos para áreas essenciais, como saúde, educação e segurança.
IMPACTO
Com essa reestruturação, o setor da saúde foi um dos mais beneficiados. Agora, as UBSs – Unidades Básicas de Saúde estão reabastecidas com medicamentos, o que facilita o acesso da população aos tratamentos necessários. Do mesmo modo, a administração conseguiu ampliar a oferta de exames e consultas com especialistas, garantindo um atendimento mais eficiente.
Nesse sentido, Taka Yamauchi reforça que essa transformação é fruto de uma gestão responsável e comprometida com o bem-estar da população. “A contratação de novos médicos, o reabastecimento das UBSs com medicamentos e o aumento do acesso a exames e consultas com especialistas são exemplos concretos dessa transformação”, destacou.
Por fim, o prefeito reafirmou que a transparência e o interesse público são prioridades em sua administração. “Resultado de uma gestão responsável e transparente, permitindo que a população acompanhe e avalie os resultados dessa nova forma de administrar, que coloca o interesse público acima de quaisquer outros interesses”, concluiu.
MARCOS FIDELIS