HomePolítica

Taka Yamauchi recupera CAUC de Diadema e destrava convênios federais

Prefeito destacou a importância da renegociação da dívida municipal para garantir investimentos

Na última semana, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi – MDB, esteve em Brasília ao lado do secretário de Finanças, José Luiz Gavinelli, e do secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Gabriel, para uma reunião crucial na Secretaria do Tesouro Nacional. O encontro resultou na recuperação do CAUC – Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais do município, permitindo que a cidade volte a firmar convênios com os governos estadual e federal.

 

A medida representa um avanço significativo para Diadema, que enfrentava dificuldades devido a uma dívida de mais de R$ 851 milhões com o Governo Federal. Além disso, o município sofreu, no início do ano, o sequestro do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, o que agravou ainda mais a gestão financeira.

 

“Desde que assumimos a gestão da cidade, em 1º de janeiro de 2025, temos feito um esforço contínuo para melhorar sua situação financeira e administrativa. Isso inclui, é claro, tratar do impasse relacionado ao endividamento da cidade, que resultou na perda do CAUC e comprometeu nossa capacidade de firmar novos convênios”, afirmou Yamauchi.

 

Ainda assim, a prefeitura adotou uma postura transparente e responsável para enfrentar os desafios. Nesse sentido, a recuperação do CAUC é considerada um marco para a administração. “Nossa intenção é e sempre será negociar as dívidas com parcelas que cabem no nosso bolso e dentro do orçamento. O foco na austeridade, com cortes de gastos desnecessários e uma gestão responsável da máquina pública, mostra o nosso empenho em restaurar a saúde fiscal de Diadema”, destacou o prefeito.

 

Com a regularização da situação financeira, Diadema volta a estar apta a captar recursos para projetos e investimentos que beneficiarão a população. “A resolução desse impasse não apenas permite que a cidade regularize sua situação, mas também abre portas para investimentos e convênios que podem trazer melhorias significativas para a nossa população”, acrescentou.

 

Taka Yamauchi havia antecipado a informação ao REPÓRTER durante a gravação do Bate Papo ABC, programa exibido na NGT no último sábado.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo