CidadesHome

Programa Minha Rua Nova expande obras de recapeamento asfáltico na Vila Vitória e Vila Cruzeiro

Com investimento de mais R$ 2,1 milhões, outras dez vias serão beneficiadas; bairro não tinha o asfalto renovado há mais de oito anos

“Em menos de três meses, a gente vê quantas coisas já foram feitas, e do jeito certo. Aqui ficamos mais de oito anos esquecidos pelo poder público.” A fala emocionada é do pedreiro Onofre Patrício dos Santos, 73 anos, morador da Vila Vitória desde 1985, que acompanhou, na manhã desta sábado (22/03), o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinar a ordem de serviço do programa Minha Rua Nova, que autorizou o início das obras de pavimentação asfáltica de mais 10 ruas do bairro. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras dão sequência ao recapeamento da Vila Vitória, iniciado em fevereiro, e que irá beneficiar também moradores da Vila Cruzeiro, na região do bairro dos Casa.

250322_OS recapeamento asfático Vila Cruzeiro – Minha rua nova 002

 

Com prazo de conclusão em 30 dias, as 10 ruas somam mais de quatro quilômetros de novo asfalto. Serão contempladas nesta etapa do programa as vias: Cocais, Leonardo Martins Neto, Machado de Assis, Manoel Bandeira, Monteiro Lobato, Progresso, Quermesse, Castro Alves, Vitória e Xingú.

250322_OS recapeamento asfático Vila Cruzeiro – Minha rua nova 003

 

Durante a assinatura da ordem de serviço, o chefe do Executivo destacou que o programa Minha Rua Nova vai alcançar toda a cidade, onde houver a necessidade, de forma organizada e com planejamento. “Vamos fazer de bairro a bairro, com asfalto de qualidade, sinalização para segurança, onde precisar de lombada e lombada eletrônica vai ser colocado”, citou. “Esse é um programa que também traz valorização. A casa vale mais depois de um asfalto novo. O carro dura mais, quebra menos, dá menos manutenção, o pneu vai durar mais”, completou.

Em seu discurso, o prefeito Marcelo Lima lembrou as ações já realizadas na cidade, em menos de 90 dias de trabalho à frente do Paço. “Lançamos ontem um programa importante, que vai permitir ao jovem da periferia fazer intercâmbio fora do país. Já lançamos a faculdade gratuita também para os jovens da cidade. Na Saúde temos o Hospital de Urgência de portas abertas, mais de 70 mil atendimentos da Caravana da Saúde. Em quatro anos a cidade vai recuperar 100% da felicidade”, afirmou.

A vice-prefeita Jessica Cormick pontuou que ter um prefeito que conhece a cidade, que sabe os locais onde as necessidades são maiores, faz a diferença na atuação do poder público. “Há muitos anos essa região não recebia recapeamento, mas o Marcelo sabe dos lugares que ficaram sem esse olhar do poder público, e é por isso que ele faz a diferença”, afirmou.

O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Fernando Longo, ressaltou que essa é a quarta ordem de serviço assinada em menos de 90 dias de governo. “Serão mais 10 quilômetros de vias pavimentadas e quero parabenizar o nosso prefeito pelo dinamismo e determinação”, citou.

O senhor Onofre, que chegou à Vila Vitória antes do loteamento, quando a região ainda tinha muitas chácaras, não escondeu a gratidão. “É um prefeito que já chegou trabalhando em prol da população. Estamos muito felizes”, afirmou. A vizinha Celia Gimenez Nashimoto, 66, fez coro. “Aqui o asfalto sempre foi cheio de remendo e agora com certeza vai ficar muito melhor”, finalizou.

MINHA RUA NOVA – Lançado em 1º de fevereiro, o Programa Minha Rua Nova tem como objetivo promover melhorias em toda a malha viária do município, com foco na troca do pavimento, além da implantação de nova sinalização horizontal e vertical. Entre os critérios que serão considerados para a escolha das vias para o recapeamento, estão o volume de tráfego, a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O programa de recapeamento usará as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior. Além da troca de todo o pavimento asfáltico, as melhorias contemplam a recuperação de guias (as que estavam danificadas) e sarjetas, zeladoria, bem como sinalização horizontal e vertical. O asfalto tem expectativa de duração de pelo menos 10 anos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo