HomePolítica

Vicentinho celebra Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

Deputado destaca importância da data na luta contra o racismo e o preconceito religioso

O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé foi celebrado nesta sexta-feira (21), marcando um momento significativo na defesa da liberdade religiosa e da valorização cultural no Brasil. O deputado federal Vicentinho – PT, autor da lei que instituiu a data, ressaltou a importância da conquista e os desafios enfrentados para sua aprovação.

“Tenho orgulho de ser o autor desta lei. Não foi fácil aprová-la nas comissões, pois enfrentou preconceito e dificuldades, mas conseguimos. O presidente Lula, em seu novo mandato, fez desta a sua primeira sanção”, afirmou Vicentinho.

Além disso, o parlamentar destacou que a data não simboliza apenas a resistência contra o racismo, mas também contra o preconceito religioso. Segundo ele, todas as religiões devem ter o direito de existir e serem respeitadas no país. “Os artigos 5º e 6º da Constituição deixam claro que o Brasil é um país onde esse direito deve ser garantido”, pontuou.

Ainda mais, Vicentinho reforçou que a lei tem como objetivo assegurar que todas as crenças possam exercer seus rituais com proteção e sem discriminação. “Fiz essa lei para assegurar que todas as crenças tenham proteção para realizar seus rituais, independentemente de quais sejam. Viva este dia! Que chegue o momento em que não seja mais necessário discutir esses temas porque a discriminação não existirá mais.”

Nesse sentido, o deputado concluiu sua fala com uma mensagem de esperança e transformação. “Sonhar é possível, e devemos ter esperança. Mas, como dizia o grande Paulo Freire, a esperança precisa se transformar no verbo esperançar – ou seja, fazer acontecer.”

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo