A sobrecarga do SUS – Sistema Único de Saúde tem sido um dos principais desafios da gestão pública no Brasil. Nesse sentido, o deputado federal Alex Manente – Cidadania, apresentou o PL – Projeto de Lei 4278/2024, que cria um programa nacional de prevenção em saúde. O objetivo é reduzir os casos de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, por meio de campanhas educativas e diagnóstico precoce.
Segundo Manente, a medida pode aliviar significativamente a pressão sobre o sistema de saúde. “Prevenção para um SUS mais eficiente! Sou autor do PL 4278/2024, que propõe um programa nacional de saúde preventiva para reduzir os casos de hipertensão, diabetes, entre outras doenças crônicas não transmissíveis. Com mais prevenção, evitamos que milhares de pessoas precisem de atendimento emergencial. Menos filas, mais saúde!”, afirmou.
Ainda mais, o parlamentar destacou que a superlotação das unidades de saúde se deve, em grande parte, à falta de prevenção e ao tratamento tardio das doenças. “Você já precisou do atendimento do SUS e esperou meses? Já viu alguém sofrendo na fila, aguardando esse atendimento? E se eu te dissesse que há uma maneira de mudar isso? O SUS está sobrecarregado porque, na maioria das vezes, a doença só é tratada quando já está em estágio avançado. No entanto, 75% dos casos poderiam ser evitados com prevenção”, explicou.
Do mesmo modo, ele ressaltou que a proposta pode otimizar recursos e melhorar o atendimento aos pacientes. “Com campanhas de saúde e diagnóstico precoce, o SUS poderia iniciar o tratamento antes que a doença se agravasse. Isso reduziria os custos para o poder público e garantiria um atendimento mais rápido e eficiente para a população. Menos gente nos hospitais, menos filas, menos gastos — e, assim, resolvemos o problema”, enfatizou.