A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos adiou a sessão de entrega de propostas da licitação para o projeto básico de arquitetura e engenharia da futura Estação ABC, na Linha 10-Turquesa. Inicialmente agendada para esta quinta-feira (13), a nova data definida pela companhia é 1º de abril, às 10h. Contudo, o sistema oficial de licitações da CPTM ainda mantém a data original, sem qualquer atualização sobre a alteração no cronograma.
Além disso, embora a licitação tenha sido lançada em dezembro do ano passado e recebido uma atualização recente no portal da companhia, em 10 de março, a ausência de justificativas claras para o adiamento tem gerado dúvidas entre interessados e especialistas.
Ainda mais, o projeto prevê a construção da estação no mesmo local onde operava a antiga Parada Pirelli, desativada há anos. A nova estação será um ponto estratégico de interligação entre a Linha 10-Turquesa e o futuro VLT da Linha 14-Ônix, ambos componentes do projeto Lote ABC Guarulhos, que deverá ser concedido à iniciativa privada.
A deputada estadual Ana Carolina Serra – Cidadania, destacou a importância de atenção redobrada às etapas do projeto. “A implantação de grandes projetos de mobilidade urbana frequentemente enfrenta desafios inesperados. Entretanto, é fundamental acompanhar de perto o andamento das atividades para garantir que as obras se iniciem no menor tempo possível, visando a melhoria do sistema de transporte para a população. A vigilância constante e a gestão eficiente são essenciais para superar as adversidades e alcançar o objetivo de proporcionar um transporte mais eficiente e acessível para todos”, afirmou.