ArtigoHome

A Conquista do Voto Feminino no Brasil

Sim, é preciso celebrar… Que conquista!!!!
O voto feminino no Brasil é celebrado no dia 24 de fevereiro. Uma grande vitória alcançada em 1932, em que o Código Eleitoral assegura o voto das mulheres, decretado durante o governo de Getúlio Vargas. Não podemos deixar de citar que a vitória chegou através da Bertha Lutz, uma grande líder que fundou em 1922, a Federação pelo Progresso Feminino. A luta por esse direito está diretamente ligado pela equiparação dos direitos entre homens e mulheres. Essa associação atuava fortemente para a inserção da mulher no mercado de trabalho, o direito à educação e o direito ao voto. Atualmente, o voto é um direito de todo cidadão brasileiro, incluindo os analfabetos, pela Constituição de 1988.
O seu voto é importante! Faz a diferença! Então, nunca não deixe de manifestar a sua opinião nas urnas. Afinal, sabemos que o Brasil precisa evoluir muito em todas as áreas especialmente na saúde, na educação, na segurança, na habitação, no meio ambiente e pra isso cada voto conta. No mais, é preciso mais mulheres engajadas no meio político para dar voz às necessidades de tantas mães que com seus filhos necessitam urgentemente de ações enérgicas do poder público que muitas vezes parecem fazer vistas grossas.
Conquistamos muitas coisas e tudo isso, deve-se as muitas mulheres guerreiras que não se calaram, mas há muito no que avançar.
Não venda o seu voto por uma cesta básica. Estude com consciência quem realmente faz valer a pena dar o seu voto de confiança. Pense no futuro do todo. Somos milhares de brasileiros ávidos por mudanças positivas. Parabéns a todas as mulheres por desbravar tantas conquistas.
 Priscila Cardoso
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo