Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolítica

Prefeito Marcelo Lima inicia plano para combater furtos de cabos semafóricos em São Bernardo

Substituição dos materiais de cobre por alumínio e reforço na fiscalização integram ação efetiva para reduzir crimes do gênero e garantir maior segurança no trânsito da cidade

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, iniciou plano de ações efetivas para combater o crime de furto de cabos semafóricos na cidade, tendo como propósito evitar os impactos dos casos na mobilidade urbana e na segurança viária. Entre as medidas para minimizar os efeitos e desestimular ocorrências deste tipo, o município, por meio da Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, tem substituído os cabos de cobre por materiais de alumínio.

Fotos: Divulgação/PMSBC

A medida foi definida sob o conceito de que alumínio possui menor valor de revenda no mercado ilegal e, ao contrário do cobre, não pode ser facilmente separado após a queima da borracha de proteção, tornando-se menos atrativo para criminosos. Desta forma, como resultado: menos crimes e menos problemas no trânsito. Os semáforos apagados ou intermitentes aumentam o risco de acidentes e geram insegurança para motoristas, pedestres e moradores das áreas afetadas.

 

O prefeito Marcelo Lima destacou que a gestão adotará tolerância zero contra o crime, incluindo ampliação da fiscalização. “O furto de cabos semafóricos compromete a segurança e a mobilidade da nossa cidade. Por isso, estamos adotando medidas concretas para combater essa prática, como a substituição dos cabos de cobre por alumínio, em fase de testes, e o reforço da fiscalização. Nosso compromisso é garantir um trânsito seguro e eficiente para todos os moradores, e não vamos tolerar ações criminosas que coloquem a população em risco”, sustentou.

 

A substituição dos cabos de cobre pelos de alumínio já ocorreu nos cruzamentos com maior incidência de furtos, como a Rua Sérgio Vieira de Mello x Avenida Lauro Gomes (21 ocorrências) e a Rua Luiz Ferreira da Silva x Avenida Lauro Gomes (10 ocorrências). Os cabos, antes na cor preta, agora possuem uma coloração cinza claro, permitindo a rápida identificação de tentativas de furto.

 

Segundo a Secretaria de Transporte, o tempo médio para reposição dos cabos é de aproximadamente 24 horas após a identificação do furto. Durante esse período, agentes de trânsito são acionados para garantir a segurança no cruzamento até que os semáforos voltem a operar normalmente. O titular da pasta, Francisco José Carone, frisou que os furtos provocam grandes impactos negativos no trânsito. “Estamos promovendo uma força-tarefa para garantir mais segurança no trânsito. Quando ocorre um furto em um semáforo, a segurança viária é comprometida. Por isso, estamos aprofundando os estudos para ampliar a troca dos cabos em outros pontos estratégicos da cidade.”

 

OCORRÊNCIAS – Só no ano passado foram registradas 107 ocorrências de furto de cabos semafóricos em São Bernardo. O bairro de Rudge Ramos lidera o ranking de casos, com 40 furtos, seguido pela região da Anchieta, com 31. Ao todo, foram furtados 6,64 quilômetros de cabos semafóricos no município.

 

Para coibir os furtos, a Secretaria de Segurança de São Bernardo tem intensificado rondas periódicas nos locais com maior incidência de ocorrências. Além disso, a Prefeitura destaca a importância da fiscalização do comércio ilegal de metais, uma vez que a redução da demanda por materiais furtados desestimula essa prática criminosa.

 

Apesar do reforço na segurança, a denúncia da sociedade é considerada fundamental para identificar criminosos e prevenir novos furtos. A população pode colaborar diretamente relatando casos suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelos telefones: 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo