‘Dona Rosinha’: filme sobre abandono de idosos pré-estreia no Sesc Consolação (12/2, às 19h)
As atrizes Laura Cardoso e Bianca Rinaldi estrelam filme, baseado em uma história real, que fomenta o debate sobre a importância do cuidado e do respeito aos idosos. Sessão gratuita será aberta ao público. O filme estará disponível online, de 13 a 20 de fevereiro, em link que será disponibilizado no instagram do filme.
https://www.instagram.com/donarosinha.ofilme?igsh=MTJodGFubmlvNGY1ZQ%3D%3D
O filme “Dona Rosinha”, estrelado pelas renomadas atrizes Laura Cardoso e Bianca Rinaldi, aborda um grave problema social que afeta milhares de famílias no Brasil: o abandono de idosos. Com um roteiro escrito por Kk Araújo e Marcelo Gomes, a trama inspirada em um fato real narrado pela avó de Marcelo conta a comovente história de uma idosa chamada Rosinha, que foi abandonada pela filha em um ponto de ônibus de uma pequena cidade do interior.
A pré-estreia de “Dona Rosinha”, obra contemplada pela Lei Paulo Gustavo, acontece no dia 12 de fevereiro, às 19h, no Sesc Consolação, com uma sessão aberta ao público.
Cena do filme “Dona Rosinha”
“Dona Rosinha” apresenta um retrato impactante de uma questão urgente: o abandono de idosos, que aumentou alarmantes 855% em 2023, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nos primeiros meses de 2024, quase 20.000 denúncias de abandono foram registradas, um crescimento chocante em comparação aos 2.092 casos do mesmo período em 2022.
Além do abandono, o filme também aborda outras violações enfrentadas por idosos, como negligência, violência psicológica e física, refletindo o aumento preocupante desses problemas em todo o país.
O elenco conta ainda com as atrizes Natallia Rodrigues, Sofia Fornazari e Rafaela Puopolo. Após a exibição de “Dona Rosinha” haverá um bate papo com o elenco. A noite é uma grande oportunidade para acender o debate sobre uma questão tão importante e delicada, que afeta a todos nós.
Sinopse
“Dona Rosinha” é um filme inspirado em uma história real, que retrata a vida de Rosa, uma idosa abandonada pela filha em um ponto de ônibus em uma pequena cidade do interior paulista.
A direção:
KK Araújo – diretora. Em 2008 iniciou atividades na área do audiovisual, atuando como professora, realizadora e prestadora de serviços para empresas e institutos de ensino e pesquisa. Como cineasta e diretora da Pimenta Brasil Filmes, tem muitos trabalhos associados a causas como Meio Ambiente e responsabilidade social à terceira idade. Um dos seus últimos trabalhos, Jadzia, também com Laura Cardoso, tem recebido prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais desde 2020. Em 2024 estão em pós-produção, Dona Rosinha e Minha mãe Sandra, além de A Marquesa, em fase de roteirização
O produtor:
Marcelo Gomes – produtor executivo, ator, dramaturgo e diretor de produção, conduziu projetos teatrais em Artes do Corpo pela Cia Odin Teatret com Eugenio Barba, na Dinamarca. Já trabalhou em Nova York, Tahiti, Alemanha, Chile, Tailândia, Londres, Áustria e Espanha. Dirige a produção e atua no filme, “Jadzia”, com Laura Cardoso, filme com mais de 70 prêmios, mais uma parceria com KK Araújo, além de “Luiziana” e “O Crime da Cabra”. É diretor do Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos. Seu último projeto, o filme “Dona Rosinha”, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
A fim de fomentar o debate sobre a responsabilidade social e familiar com relação às pessoas idosas, o projeto ainda conta com um documentário, apresentado por Francis Helena Cozta, filmado na Cidade de Cerqueira César, onde mostramos as iniciativas da cidade para melhoria de vida e acolhimento dos idosos. Em apenas 6 anos, uma a cada 6 pessoas no mundo terá mais de 60 anos (OMS). Aqui no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que até 2060 elas serão ¼ da população. Do outro lado da margem, o número de pessoas com menos de 30 anos despencou na última década, caindo 5,4% entre 2012 e 2021. Isso no mesmo período que a parcela de pessoas com mais de 60 anos foi de 11,3% para 14,7% da população. Essa não é uma história distante. Essa não é uma história sobre a dona Rita ou a dona Neide. Essa é uma história sobre você. Como você quer envelhecer? O documentário “Você” tem como objetivo mostrar, que mesmo com todas as adversidades, envelhecer é lindo, pois significa que você viveu.
Você sabia?
Em 1963, o Sesc criou o Trabalho Social com Pessoas Idosas, um programa que busca promover a sociabilização e o pensamento sobre a longevidade, com o intuito de contribuir para o bem-estar, estimular a autonomia e o fortalecimento do protagonismo das pessoas idosas.
Foto: Matheus José Maria
O Sesc promove a reafirmação do papel das pessoas idosas no contexto social, propondo atividades que melhoram a qualidade de vida das pessoas nessa faixa etária, a partir de uma programação completa que envolve as áreas da saúde, lazer, cultura e educação. O protagonismo e o foco do programa são das pessoas idosas, que incentivam e reinventam as práticas sociais e tecnológicas. O TSPI busca reconhecer a diversidade e as potências do envelhecer.
O Trabalho Social com Pessoas Idosas é voltado para pessoas com 60 anos ou mais, além de interessados pela temática, desde estudantes, a pesquisadores/pesquisadoras e pessoas que convivem com idosos/idosas. As ações são divididas principalmente em três eixos: arte e expressão, corpo e movimento, sociedade e cidadania. Dentre os principais objetivos do programa estão o estímulo à autonomia, quebra de preconceitos e estereótipos, o convívio intergeracional e a promoção da saúde. A programação é composta por apresentações e vivências nas mais variadas linguagens artísticas, oficinas, cursos, rodas de conversa, debates, palestras e uma gama extensa de ações, sempre visando os objetivos do programa.
Além da programação, o Sesc realiza a publicação da Revista Mais60, periódico que aborda questões contemporâneas do envelhecimento por meio de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência e entrevistas.
Por Dentro do Sesc Consolação
Confira um pouco mais do que rola, em fevereiro, no Sesc Consolação:
Clube da Leitura
O Clube da Leitura promove a troca de ideias, a discussão e a apreciação de livros entre os participantes. Os membros escolhem um livro para ler em conjunto e, em reuniões regulares, compartilham suas opiniões e reflexões sobre a obra.
25/2 – Terça, das 14h às 15h
Sala de Leitura (3º Andar)
Grátis. Livre.
Ponto de Encontro
Espaço destinado para o diálogo e compartilhamento de saberes, que visa a regularidade de encontros entre frequentadores e frequentadoras do programa do TSPI – Trabalho Social com Pessoas Idosas.
27/2 – quinta, das 14h às 16h
Sala Delta (7º Andar)
SERVIÇOS
DONA ROSINHA
Dir. Kk Araújo e Marcelo Gomes, 2023, Brasil, 50 min.
Elenco: Laura Cardoso, Bianca Rinaldi, Natallia Rodrigues, Sofia Fornazari e Rafaela Puopolo.
12 de fevereiro de 2025.
Quarta-Feira, 19h.
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação (280 lugares)
– R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque
Gratuito | Ingressos disponíveis no dia da pré-estreia – no portal, a partir das 12h, ou nas bilheterias das unidades do Sesc SP, a partir das 14h.
Classificação etária indicativa: Livre
Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Onde assistir?
O filme estará disponível online de 13 a 20 de fevereiro,
em link a ser publicado no instagram do filme.
https://www.instagram.com/donarosinha.ofilme?igsh=MTJodGFubmlvNGY1ZQ%3D%3D