A adoção de animais é uma prática que demonstra o melhor da humanidade — o desejo de cuidar e proporcionar um lar amoroso a criaturas indefesas. No entanto, ela vai além de simplesmente salvar vidas animais; é um compromisso duradouro com o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas.
Durante a pandemia, o interesse pela adoção de animais de estimação cresceu significativamente. A ONG União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), por exemplo, registrou um aumento de 400% na procura por cães e gatos. Além de atuar na proteção e no cuidado de animais em situação de abandono e maus-tratos, a instituição facilita o processo de adoção através de uma aba específica em seu site.
PROCESSO DE ADOÇÃO: ACESSÍVEL, PORÉM RIGOROSO
O processo de adoção é acessível, mas envolve critérios importantes para garantir que o animal receba os cuidados adequados. É comum que sejam solicitados documentos como comprovante de residência e o preenchimento de um questionário. Algumas instituições também cobram uma taxa de adoção, cujo valor varia conforme o local e os serviços oferecidos durante o processo.
VEJA LUGARES ONDE VOCÊ PODE ADOTAR:
UIPA:
Fundada em 1985, a ONG localizada na zona norte de São Paulo luta contra maus-tratos e abandono. Seu site possui uma aba com todas as informações necessárias para fazer a adoção.
GAC:
Grupo de Apoio aos Coelhos: Tem como objetivo dar assistência a coelhos abandonados ou em situação de risco, promovendo a adoção e o cuidado consciente destes animais que hoje são o terceiro pet número no Brasil.
Petz:
A Petz, uma das maiores redes pet do Brasil, conta com espaços dedicados à adoção responsável, conectando ONGs e protetores a potenciais adotantes. Neles, ONGs e protetores parceiros ficam responsáveis pelo processo e pela entrevista com potenciais adotantes.
Animal Gang:
Um grupo independente de amparo a animais exóticos, com o intuito de trazer um lar responsável para bichinhos não convencionais, como roedores ou aves.
Amigo não se Compra:
É a maior plataforma online de adoção de animais do Brasil. O objetivo principal é conectar animais que estão em abrigos a pessoas procurando por uma companhia animal.
Darah Novaes
Instagram: @darahcomh