O presidente da Câmara Municipal de Diadema, vereador Rodrigo Papel – PSD, compartilhou as prioridades do legislativo para os próximos anos e anunciou que o secretário de Finanças de Diadema, José Luiz Gavinelli, estará presente na segunda sessão do ano para esclarecer a situação financeira do município.
Segundo Rodrigo Capel, seu primeiro mês na presidência da Câmara tem sido de aprendizado e organização. “Faz um mês que assumi aqui na Câmara, e estamos nos familiarizando com o funcionamento da Casa, entendendo suas carências. Já começamos a implementar algo que não existia aqui: um planejamento estratégico para os próximos quatro anos. Estamos criando esse departamento para garantir uma previsibilidade de custeio e investimento, e para que isso não fique restrito apenas ao meu mandato, mas sirva também a médio e longo prazo”, destacou.
Ainda mais, Rodrigo Capel anunciou uma modernização nos sistemas administrativos da Câmara. Atualmente, o legislativo e o executivo utilizam plataformas diferentes, o que compromete a comunicação entre os poderes. “Estamos trazendo um novo sistema, um software que será o mesmo utilizado pela Prefeitura. Hoje, a Câmara e a Prefeitura operam com sistemas diferentes, o que dificulta a comunicação. Com essa mudança, conseguiremos integrar melhor as informações”, explicou.
Finanças
Além disso, o presidente da Câmara destacou que tem acompanhado de perto a situação financeira do município. “O secretário de Finanças José Luiz Gavinelli esteve aqui no início do ano e me explicou, de forma resumida, a situação financeira do município. Na ocasião, ele pediu, de maneira republicana, que a Câmara segurasse parte da primeira parcela do duodécimo. Atendemos a esse pedido para demonstrar que também estamos contribuindo nesse momento difícil”, afirmou Rodrigo Capel.
Agora, o secretário de Finanças comparecerá de forma oficial à Câmara para apresentar a real situação econômica do município. Nesse sentido, Rodrigo Capel reforçou a importância da participação dos vereadores na sessão. “Cada um poderá se aprofundar no tema e contribuir dentro do possível para nossa sociedade”, afirmou.
Prioridades
Por fim, o presidente destacou que a prioridade imediata da Câmara é a formação das comissões, especialmente a Comissão de Justiça e Redação e a Comissão de Finanças, fundamentais para o andamento da Casa. “Já estamos trabalhando internamente para que essa formação seja feita de maneira consensual entre os vereadores, permitindo que já na primeira sessão possamos apresentar as comissões formadas, sem perda de tempo”, concluiu.
