Prefeito Marcelo Lima é eleito novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC
Chefe do Executivo de São Bernardo exercerá o posto por um ano; pleito marca retorno oficial da cidade à entidade regional
“É um novo momento, de enorme simbolismo. Essa eleição mostra a união e diálogo dos prefeitos do Grande ABC, sem vaidade, todos pensando em melhorias conjuntas para a região, que é forte, pujante e tem muito a ganhar com essa aliança, principalmente em termos de políticas públicas que certamente vão resultar em ações concretas às sete cidades. Agradeço a confiança de todos. O foco agora será conversar em Brasília, com ministros, governador, secretários estaduais, todos que pudermos tratar para garantirmos investimentos, avanços. Enfim, estou muito feliz com esse movimento. Com certeza, um importante significado para crescimento em âmbito regional e na vida da população. É um passo à frente para o futuro.”
Sob gestão de Marcelo Lima, consolidando um compromisso do plano de governo, São Bernardo oficializou retorno ao Consórcio há duas semanas, após dois anos de desligamento. A proposta do chefe do Executivo municipal é resgatar o conceito pelo qual o Consórcio foi fundado, em 1990, passando pelo debate desde projetos sobre a destinação de resíduos sólidos a mobilidade urbana, segurança e, na fase mais moderna, a regionalização do Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).
Entre as primeiras medidas foram confirmadas agendas em Brasília e São Paulo, em fevereiro, com o objetivo de viabilizar recursos e novos programas para a região.
SUCESSÃO – No primeiro ano de mandato como prefeito, Marcelo Lima é o 6º prefeito são-bernardense a assumir o posto em quase 35 anos de história do Consórcio. Ele sucede no cargo José de Filippi Júnior, de Diadema, que comandou a entidade em 2024. Atual chefe do Executivo diademense, Taka Yamauchi estava interinamente na presidência neste mês, uma vez que o posto não pode ficar em vacância, conforme estatuto do órgão.
Com a transformação ao longo do tempo, a instituição tornou-se o primeiro Consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do País.