Temporal derruba 25 árvores, obstrui vias e causou pane em semáforos em SCS
Temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (07) causou também a queda da marquise do Supermercado Sonda
A forte chuva que atingiu a Capital Paulista e a Região do ABC, na tarde de ontem (07), causou lentidão no trânsito, pontos de alagamentos, quedas de árvores e o desabamento da marquise de um supermercado em São Caetano, além de colocar semáforos em pane na cidade.
Além dos transtornos de aspecto físico, houve também problemas técnicos, como a falta de fornecimento de energia elétrica e de sinal de internet.
SÃO CAETANO
A Defesa Civil de São Caetano, portanto, por meio da assessoria de imprensa, informou o número de árvores que caíram, além de outros problemas que o forte temporal causou.
“A Defesa Civil registrou, até o momento – o relógio marcava 16h34 -, a queda de 25 árvores. Algumas vias estão obstruídas e semáforos em pane – atualizando pontos. Há um ponto de alagamento, na Estrada das Lágrimas com a rua Washington Luiz, no Bairro São José”, informou o órgão que concluiu ao confirmar o problema estrutural no supermercado.
“Houve queda parcial da marquise da unidade do Supermercado Sonda, localizado na Avenida Goiás, 2.907, no Bairro Barcelona. Não há feridos. Após as fortes chuvas que afetaram São Caetano, no início da tarde desta terça-feira (07), que causaram queda de árvores e pontos de alagamentos, informamos que todas as secretarias já estão mobilizadas nas ocorrências para que a cidade volte à normalidade o mais breve possível”, diz a nota.
Aliás, a marquise do supermercado desabou em cima de alguns carros, e procurado pelo REPÓRTER, a atendente da unidade onde ocorreu o desabamento em São Caetano forneceu um número de telefone, contudo, a gravação dizia que o telefone estava indisponível ou fora da área de cobertura, entretanto, o REPÓRTER tentou contato por cerca de uma hora, mas não obteve sucesso.
ENEL
Assim, o site da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, reparo dos danos e manutenção da rede, indicava o número de afetados e o que havia sido feito até às 16h40 para solucionar o caos.
“Informamos, no entanto, que estamos com intermitência na página que informa o panorama do fornecimento de energia na área de concessão de São Paulo. Ademais, no momento, cerca de 150 mil clientes estão com o fornecimento interrompido”, dizia a nota às 16h53.
Porém, mais cedo, por volta das 14h55, logo após o temporal de alta intensidade, no entanto, a concessionária havia publicado o conteúdo conforme segue abaixo:
“Durante a forte chuva que atingiu parte da área de concessão no início da tarde de hoje (7), no caso ontem (07) -, registramos uma ocorrência envolvendo linhas de transmissão. O desarme das linhas impactou o fornecimento de energia para cerca de 650 mil clientes nos primeiros minutos. Em menos de meia hora, restabelecemos o serviço para cerca de 500 mil unidades consumidoras. Seguimos realizando manobras remotas na rede para normalizar o serviço a todos os clientes o mais rápido possível. As regiões mais afetadas foram as Zonas Sul e Leste da capital e parte do ABC”, diz a nota da Enel em seu site.
CELSO M. RODRIGUES