O prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos, afirmou em entrevista com a imprensa que precisa aguardar o mês de janeiro de 2025 para saber qual a real condição financeira do município, ao falar, na ocasião, que existem gastos em dezembro de 2024, devido aos contratos correntes, porém, que serão cobrados em janeiro de 2025.
No entanto, o futuro chefe do Executivo afirmou que espera que os cofres São-bernardenses tenham dinheiro suficiente para que esses valores sejam honrados, inclusive, repetindo a fala do atual prefeito, Orlando Morando, que afirmara que entregará as finanças em dia.
Aliás, seguindo a mesma pauta e na mesma oportunidade, o podemista elencou alguns dos contratos válidos no mês de dezembro, como compra de medicamentos, contratação de médicos, contrato com a FUABC – Fundação do ABC, entre outros, e reiterou que o primeiro mês de seu mandato servirá para fazer um balanço financeiro das contas Municipais.
Além disso, Marcelo Lima afirmou que não é possível fazer um balanço agora, pois não tem os números oficiais, e avisou que o valor que for gasto em dezembro de 2024, com vencimento em janeiro de 2025, terá que estar disponível para quitação da dívida.
“Seja qual for, qual natureza for, contratualmente você paga em janeiro. Então, se tem dez reais para pagar em janeiro, de serviços executados em dezembro, então eu tenho que ter dez reais, no mínimo, em caixa para pagar isso, aí sim, é finanças em dia, mas vou ter que aguardar para poder ter certeza”, ponderou o político ao falar de como entende o termo ‘finanças em dia’.