O prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos, anunciou, ontem, mais seis integrantes do seu secretariado, reforçando seu compromisso com a educação de excelência. Juntamente com sua vice-prefeita, Jéssica Cormick, Marcelo enfatizou que a reforma administrativa será enviada à Câmara já no dia 1º de janeiro, suspendendo o recesso dos vereadores para apreciação e votação das mudanças propostas.
Além disso, o prefeito eleito afirmou que logo no primeiro dia de 2025 irá enviar um projeto que prevê a volta de São Bernardo para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Ademais, Marcelo também afirmou que uma das prioridades será a transparência da situação real da prefeitura, incluindo finanças e equipamentos públicos que foram entregues pela atual gestão mas não estão em pleno funcionamento.
Nesse contexto, um dos destaques do anúncio foi a nomeação de Júlio César da Costa, renomado gestor educacional, para a Secretaria de Educação. Segundo Marcelo, Júlio, com sua vasta experiência em gestão escolar, será peça-chave para alcançar o objetivo de transformar São Bernardo em referência nacional no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, o prefeito ressaltou que educação de qualidade vai além de infraestrutura, envolvendo capacitação, acolhimento e valorização dos profissionais da área.
Experiência
Júlio César da Costa traz no currículo uma trajetória notável. Ex-secretário de Educação de Sobral (CE), cidade que lidera o ranking do IDEB no Brasil, ele também esteve à frente da Secretaria de Educação de Eusébio, que conquistou destaque nacional no Prêmio Cidades Excelentes 2024. Contudo, sua carreira não se limita à gestão: Júlio começou como professor e diretor de escola, conhecendo de perto os desafios enfrentados no cotidiano da educação básica.
“Educação se constrói com amor, diálogo e acolhimento. Vamos capacitar e valorizar nossos educadores, garantindo condições para que entreguem o melhor para nossas crianças”, afirmou o prefeito durante o evento. “Vamos transformar São Bernardo em nota 10 no IDEB”, concluiu.
Projetos
Entre as propostas anunciadas, destaca-se a municipalização do ensino fundamental até o 9º ano e a implantação da creche noturna, que promete atender famílias que trabalham em horários diferenciados. Além disso, Marcelo Lima garantiu a continuidade da reforma das escolas, melhorias na alimentação escolar e a introdução de calçados como parte dos uniformes escolares, para 2026, visto que o kit uniforme para o próximo ano já está comprado.
“Queremos que nossas crianças aprendam desde o básico, mas também tenham acesso ao ensino de inglês, robótica e tecnologia”, disse Marcelo. Nesse sentido, o foco é criar um ambiente onde alunos e educadores sintam-se acolhidos e motivados, promovendo resultados que reflitam na qualidade do ensino e na vida dos estudantes.
Secretariado
Além do professor Julio César, outros nomes foram confirmados para o secretariado: André Marzolla (Obras e Planejamento), Ruth Cristina Ramos (Meio Ambiente), Fábio Branco (Cidadania e Pessoa com Deficiência), Toninho Tavares (Concessões e Parcerias) e Fabio Prado (Assuntos Governamentais). Por fim, Marcelo também anunciou o secretario adjunto de Obras e Planejamento, Dr. Gessei B. Crociari.
Com o vereador Toninho Tavares – Agir, assumindo uma secretaria, Reginaldo Burguês – Agir, assume uma cadeira a partir de janeiro.
Segundo Marcelo, cada escolha foi feita com critério e compromisso, visando entregar o plano de governo debatido durante a campanha. “Estamos montando um time técnico e comprometido para construir uma São Bernardo mais justa, educada e feliz”, afirmou o prefeito.
Compromisso
A vice-prefeita, Jéssica Cormick, também reforçou a importância de uma gestão voltada para o bem-estar da população. “São Bernardo mais feliz significa saúde, segurança e educação de qualidade. Não é só festa. Vamos juntos construir essa cidade que todos desejam”, declarou.
Por fim, Marcelo agradeceu à equipe e aos vereadores pelo apoio e destacou que a responsabilidade de cumprir as promessas feitas durante a campanha começa já no dia 1º de janeiro. “A política é uma ferramenta poderosa para transformar vidas. Estamos prontos para trabalhar, com diálogo e união, para fazer de São Bernardo um modelo de gestão e qualidade de vida”, concluiu.
Transparência
Por fim, Marcelo Lima, ao ser questionado pelo REPÓRTER, sobre a situação financeira e também sobre as obras entregues na atual gestão, o prefeito eleito afirmou: “Temos um déficit muito alto programado para a saúde. Ainda não sei o número exato e não quero ser leviano ao falar algo que não traga a verdade, mas garanto a vocês que no dia 1º faremos um balanço de como vamos receber a cidade, para que possamos, desde o primeiro dia, dar publicidade a todas as áreas. O que encontraremos no cofre? Qual será o tamanho da dívida? Não esperem de mim um prefeito que olha para trás. Esperem um prefeito que olha para frente. Não deixarei de tornar público tudo o que herdarei a partir do dia 1º”, conclui.