A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite de quinta-feira (28/11), uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da Escola Metodista de Educação Especial “O Semeador”. O evento aconteceu no Plenário dos Autonomistas e prestou tributo à trajetória de dedicação da escola à educação especial, destacando sua missão de promover a autonomia de seus alunos e seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas.
Na abertura da sessão, o vereador Caio Salgado (PL), autor da proposta de homenagem, ressaltou a importância da escola para o município. “Completam-se 50 anos de serviços prestados com carinho e dedicação àqueles que mais necessitam. Esta sessão solene é mais do que justa, refletindo o impacto positivo que a escola teve na cidade”, destacou. “Hoje, ‘O Semeador’ é uma referência, e todos os dias lutamos para continuar avançando, oferecendo o melhor para os assistidos e suas famílias”, acrescentou.
A diretora da Escola Metodista de Educação Especial “O Semeador”, Eliete Garcia de Souza, emocionou os presentes com palavras de homenagem à instituição. “Após meio século desde que uma sementinha foi plantada com amor e esperança, ela cresceu, transformando-se em uma grande árvore, com raízes profundas, tronco forte, galhos espessos, folhas brilhantes e flores perfumadas. E essa árvore gera frutos doces que encantam a todos”, afirmou. “Parabéns, Escola ‘O Semeador’, e a todos nós por essa jornada!”, completou.
Andrea Alencar de Oliveira, responsável pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida (Sedef), enalteceu o trabalho da escola. “ ‘O Semeador’ continua semeando exemplos transformadores na sociedade, e sou imensamente grata por esse impacto, que também reflete em nossas vidas, pois convivemos diariamente com pessoas incríveis e altruístas”, discorreu. “Estar nesta casa, que defende com afinco os direitos das pessoas com deficiência, é uma verdadeira honra. Parabenizo ‘O Semeador’ e todos os envolvidos pelo trabalho exemplar e transformador”, exaltou.
Representando o prefeito José Auricchio Júnior (PSD), o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) enfatizou a importância da parceria entre o poder público e a escola. “Sabemos da relevância do terceiro setor para o município, especialmente no atendimento às pessoas com deficiência. Instituições como ‘O Semeador’ desempenham um papel fundamental no acolhimento e no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Agradecemos pelos 50 anos de dedicação e esperamos continuar essa parceria para construir uma sociedade mais inclusiva”, enfatizou.
Durante a cerimônia, 11 personalidades foram homenageadas pelo Poder Legislativo com placas de congratulação, reconhecendo suas contribuições à educação e à inclusão social na cidade. Além disso, a noite foi abrilhantada por uma apresentação do Circo das Crianças, realizada pelos alunos e assistidos da escola, sob a coordenação do professor John Ilson.
Homenageados:
- Elisabeth Chirotto
- Eliete Garcia de Souza
- Alfredo Egydio Eleutério Trindade
- Ana Lucia Vitali
- Jether Ernesto Cardoso
- Maria Aparecida Gianíperu
- Nanci Arjoni Meira
- Nelson Luiz Campos Leite
- Quintino Tenório de Souza Filho
- Waldyr Filliettaz Jr. e Pierre Filliettaz
- Odete do Nascimento Filliettaz (in memoriam)