Alírio França Vilas Boas, oficial da reserva do Exército Brasileiro e escritor, autor de três livros, se tornou o novo imortal da Ablaguam – Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais, em solenidade realizada, dia 14, em Poços de Caldas, Minas Gerais.
A indicação aconteceu no 2º Encontro da Ablaguam, no X Congresso Brasileiro de Guardas Municipais, conduzida pelo presidente da entidade, Carlos Alexandre Braga, e foi repleta de significados, já que sua entrada na Academia simboliza o reconhecimento de uma vida dedicada à Segurança Pública, com 32 anos de atuação nas Forças Armadas Brasileiras, além de ter comandado a GCM – Guarda Civil Municipal de São Caetano, 1998 – 2002, e presidente honorário da AGMESP – Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, assim, o Tenente será imortalizado na Cadeira de número 13, sob o patrono General José Maria Moreira Guimarães.
Autor dos livros: ‘Guarda Municipal, sim, Senhor’, ‘Segurança Urbana-Gestão Municipal’ e ‘Guarda Civil Municipal – Um novo caminho’, Vilas Boas sente que seu dever foi cumprido ao longo das mais de três décadas de atuação na Segurança
“É uma coroação e reconhecimento da minha dedicação às Guardas Civis Municipais e à Segurança Pública. É uma honra indescritível representar nossas Guardas Municipais nesta instituição que eterniza o trabalho daqueles que se dedicam ao bem-estar e à Segurança de nossas comunidades. Esta Cadeira de número 13 carrega um legado que pretendo honrar com dedicação e humildade”, declarou Vilas Boas, emocionado.
Com a presença de representantes das Guardas Municipais de outros Estados, o evento reforça seu caráter nacional e simbólico, imortalizando, assim, o Tenente Alírio França Vilas Boas pela Ablaguam, reforçando sua obra e exemplo com o compromisso de perpetuar os valores, a história e a relevância das Guardas Municipais, simbolizando o ápice de uma trajetória de dedicação, ética e amor à Segurança Urbana, Pública e Privada à literatura.