A cidade de Diadema deu início na segunda-feira (25) aos preparativos para a 14ª edição da Virada Inclusiva, evento que acontece simultaneamente em cinco municípios do estado de São Paulo, com destaque para o protagonismo das pessoas com deficiência. Idealizada pela SEDPcD – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a edição deste ano traz como tema “Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!”, reforçando a importância da inclusão e da acessibilidade.
Com cerca de 29,6 mil pessoas com deficiência residindo em Diadema, a cidade se preparou para oferecer diversas atividades culturais e educativas. Além disso, a Prefeitura de Diadema organizou eventos como a “Libras e Arte”, que busca integrar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em apresentações artísticas. As performances ocorrerão em bibliotecas e escolas municipais, proporcionando um ambiente mais acessível para todos. A oficina “Braile é Vida” também está no calendário, bem como uma exposição de artes visuais, que tem o objetivo de dar visibilidade à produção artística de pessoas com deficiência.
No dia seguinte, terça-feira (26), o Centro de Convenções Joel Humberto Landim Stori foi palco de uma série de atividades celebrando a inclusão. Durante o evento, alunos das APAEs de Capão Bonito, Guapiara, Buri e Ribeirão Grande participaram de apresentações, que contaram com um desfile de moda inclusiva e uma cerimônia de premiação do concurso de desenho e poesia. Com o tema “Inclusão de Pessoas com Deficiência”, o concurso envolveu estudantes da cidade e destacou a importância da sensibilização para o tema.
A adesão de Diadema à Virada Inclusiva é um passo importante para a cidade, que busca promover a inclusão e a acessibilidade de forma concreta. De acordo com o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, a participação de Diadema, bem como de outras cidades, é fundamental para amplificar o impacto de ações voltadas à inclusão. “Cada município que se junta a essa iniciativa ajuda a construir uma sociedade mais igualitária, onde as pessoas com deficiência podem exercer seu protagonismo de forma plena”, afirmou o secretário.
Além das ações realizadas pela Prefeitura de Diadema, a Virada Inclusiva conta com o apoio de diversas entidades e secretarias estaduais, como a Secretaria de Educação, que participa do evento pela primeira vez com atividades promovidas por 44 Diretorias Regionais de Ensino. O evento também tem o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Cultura, Economia e Indústria Criativas, além de parcerias com o Sesc, Sesi, Unesp, APAEs e a Federação das APAEs do Estado de São Paulo.