A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano foi premiada com o Selo de Mérito em duas categorias no prêmio da ABC/FNSHDU, consolidando-se como líder em projetos de habitação de interesse social no Brasil. As premiações destacam o projeto que retirou 600 famílias de uma área de risco em São Bernardo e o Relatório de Sustentabilidade de 2023, que reforça a transparência e o compromisso da companhia com a gestão eficiente.
São Bernardo
Na categoria de Projetos de Habitação de Interesse Social, a CDHU foi premiada pelo projeto de reassentamento das 600 famílias do Galpão Eiji Kikuti, em São Bernardo. Essas famílias viviam sob constante risco de incêndios, inundações e desabamentos. Com a iniciativa, serão beneficiadas por meio da CCA – Carta de Crédito Associativo, uma modalidade que permite à CDHU contratar incorporadoras para o financiamento de moradias com juros zero para famílias com renda de até cinco salários mínimos. Esse modelo assegura condições acessíveis, com parcelas ajustadas conforme a renda familiar e correção anual pelo IPCA.
Além disso, o projeto inclui dois empreendimentos habitacionais. O primeiro deles contará com 296 unidades de 50 m², oferecendo estrutura completa com salão de festas, churrasqueira, quadra poliesportiva, playground e outros espaços comunitários. O segundo empreendimento segue o mesmo padrão e está em fase de documentação na prefeitura de São Bernardo. Durante a construção, prevista para durar dois anos, as famílias estão sendo amparadas com um auxílio-aluguel de R$ 600, custeado pela prefeitura e pela CDHU.
Relatório de Sustentabilidade
Já na categoria de Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social, a CDHU foi premiada pelo seu Relatório de Sustentabilidade, Administração e Carta de Governança de 2023. O documento detalha diretrizes de gestão, práticas de diversidade e inclusão, bem como políticas ambientais e sociais, consolidando-se como um guia de boas práticas. Esse relatório foi determinante para a CDHU alcançar o sétimo lugar entre empresas de Capital Estatal Nacional, no ranking Época Negócios 360°, que avalia empresas brasileiras com faturamento acima de R$ 250 milhões.
Nesse sentido, a CDHU destacou-se especialmente em ESG/Governança, recebendo alta pontuação em aspectos de transparência, comunicação e ética. Além disso, seu desempenho em Visão de Futuro, que envolve planejamento estratégico e adoção de novas tecnologias, também contribuiu para o reconhecimento.