Mais do que qualificar e preparar uma pessoa para se defender nas ruas, a Escola de Kung Fu e Taichi Tan Lan, de São Caetano, atua na formação de um cidadão em sua integralidade.
Assim, no último final de semana, duas turmas participaram do Campeonato de Interno 2024, que foi dividido em três etapas.
A primeira aconteceu sábado (26), quando os 30 Siu Lung – Pequenos Dragões, de quatro a seis anos, se apresentaram. E no domingo (27), os mais de 40 alunos de sete a 12 anos puderam mostrar suas aptidões marciais desenvolvidas com o Mestre Joilson.
E dia 10 de novembro, será a vez dos adultos se apresentarem das 09h às 15h, com a participação de algumas escolas.
Segundo o Sifu Joilson, estes eventos são um preparatório para as surpresas de 2025.
“É uma preparação para os alunos se adequarem às regras, ao sistema, para um campeonato internacional, com mais energia”, explicou o Mestre.
Shifu Joilson falou sobre como são tratados os temas e qual a filosofia da instituição.
“Nossa escola trabalha pilares que normalmente não são trabalhados nas escolas tradicionais, em casa, e a própria sociedade não dá essa oportunidade de trabalhar com a criança. Então, entramos com pilares como gatilhos marciais, físico, reestruturando toda parte física, mental para o foco, posição de concentração mais refinada com ela mesma, onde vamos trabalhar as emoções não atreladas à forma como os pais educam os filhos”, explicou o Mestre.
O Shifu explicou, também, como é feito este trabalho de educação marcial.
“Shifu, ou sifu, significa pai marcial, aí podemos entrar com os gatilhos marciais, usando essa força do pai marcial, de conduta, disciplina, desenvolvimento, então conseguimos falar não quando é para falar não, e sim, quando é para falar sim. Existe um filtro, e o Kung Fu, dentro dessa percepção há mais de 2.000 anos, consegue trazer o que a sociedade não consegue colocar em prática nas escolas e as crianças perdem essa relação físico e mente”, percebe o Mestre prestes a completar 50 anos no segmento marcial.
Aliás, a preparação faz parte dos festejos de 45 anos da Escola de Kung Fu e Taichi Tan Lan e 50 anos de atuação do Mestre Joilson, mas essa é outra pauta, pois só acontecerá em 2025.