
O Instituto Seci – Socioesportivo, Educacional, Cultural e Inovador, organização não Governamental, que atende 1.200 crianças e adolescentes de baixa renda com o projeto Educa Seci, lançou a segunda edição do Livro das Crianças, em que celebra os sonhos e o protagonismo infantil. Odara Mendez é a responsável pela gestão de projetos do Seci.
Assim, com o tema ‘Sonhos’, o Livro das Crianças faz parte do projeto Educa, e o evento de lançamento reuniu alunos e seus familiares.
Ademais, o projeto educacional, em parceria com a Petrobras, acontece em Santo André, e objetiva promover a alfabetização e o letramento de estudantes das escolas públicas.
O livro incentiva as crianças a expressarem suas aspirações para o futuro e a escolha do tema reflete a visão de que sonhar é um direito fundamental e parte essencial do desenvolvimento.
Assim, a iniciativa é inspirada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire, e reconhece que a educação deve libertar e empoderar, dando a cada aluno a capacidade de imaginar e buscar novos horizontes.
Autógrafos
Durante o evento, as crianças participaram de uma sessão de autógrafos, assinando seus próprios livros e trocando dedicatórias com amigos e familiares.
“Esse momento é uma celebração do protagonismo de cada aluno. Eles não apenas escreveram e ilustraram seus sonhos, mas agora se enxergam como autores de sua própria história,” afirma Odara Mendez, coordenadora do projeto.
Aliás, o Livro das Crianças é fruto de meses de trabalho pedagógico e colaborativo desenvolvido com as educadoras do projeto.
O Livro das Crianças foi feito em uma construção colaborativa, reunindo histórias, reflexões e atividades desenvolvidas por crianças, com o objetivo de promover uma educação centrada na criatividade, empatia e participação ativa. Mais informações: https://institutoseci.org.br/.