EditorialHome

O que seria do mundo sem o jornalismo?

Você já parou para pensar qual a profissão mais importante do mundo? Por mais que muito possam logo afi rmar que é algum ligada à área de saúde, como medicina ou enfermagem, não podemos dizer que uma é melhor que a outra. Cada ofício tem seu valor e sua importância para a sociedade.

 

Agora, vamos falar daquilo que sabemos e temos lugar de fala: o jornalismo. O que seria do planeta sem os profi ssionais de comunicação que apuram e transformam as informações em notícias ou reportagens? A resposta está na história, está nos filmes, nos relatos e documentos.

 

É só estudar sobre algum fato histórico que já surgem as manchetes e primeiras páginas dos jornais na época, e sim, os impressos, como nós! Embora o cenário midiático esteja em constante evolução, o jornal impresso continua a desempenhar um papel indispensável em nosso cotidiano.

 

Falando exclusivamente sobre o jornalismo investigativo e policial na história. O que seriam de tantos casos criminais se os impressos não existissem?

 

Filmes e mais filmes concretizam e trazem a resposta dessa questão. Estamos distante de um dos mais novos trabalhos do cinema brasileiro, o filme sobre o Maníaco do Parque, de São Paulo. Nas primeiras cenas já podemos observar o quão importante foi o jornal que insistiu em noticiar os primeiros casos deste cruel caso que resultou na morte de inúmeras mulheres vítimas de um assassino.

 

Junto à polícia, é fato que o jornalismo desempenha um papel crucial na divulgação e no desvendamento de crimes, atuando como uma ponte entre a sociedade e os fatos que precisam ser veiculados. Ao cobrir casos criminais, a imprensa garante que a população tenha acesso à informação, muitas vezes revelando detalhes que seriam difíceis de serem conhecidos sem a sua atuação.

 

Isso contribui para a conscientização pública e permite que a sociedade compreenda a gravidade de determinados crimes, exigindo respostas e soluções de órgãos responsáveis.

 

Em muitos casos, seja em nosso país ou em qualquer outro, é a pressão da mídia que impede que crimes sejam abafados e que responsáveis escapem das consequências.

 

Enfim, é o jornalismo e nosso impressos mostrando a sua importância, que jamais perderá.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo