ArtigoHome

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

(Série – Saúde Mental)

Na Série sobre Saúde Mental que continuamos a escrever, desta vez este artigo se trata de um Transtorno bem interessante e peculiar: o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Na verdade, o paciente com TOC inicia o processo da sintomatologia com “pensamentos obsessivos” (que são idéias e imagens persistentes, indesejadas, intrusivas e recorrentes) com temas como limpeza ou contaminação (germes ou sujeiras) e pensamentos proibidos e tabus como sexualidade ou agressividade (com pessoas ou lugares “proibidos” por exemplo), ou mesmo questões com ordem ou simetria.

Daí para “aliviar a angústia” de tais pensamentos proibidos e “prevenir acontecimentos negativos” (como por exemplo algo dar errado ou a pessoa ou alguém que ela ama ficar doente ou morrer) ela teria o “dever” de ter algum tipo de comportamento compulsivo com rituais como “lavar as mãos sem parar” (asseio) ou “rezar constantemente” (ritos religiosos) ou mesmo contagem ou repetição de frases sem parar e, também questões de organização ou simetria ou verificação (como organizar rótulos, embalagens ou utensílios na mesa, trancar a porta várias vezes etc).

A explicação que a Psicanálise dá é a de que o ser humano tem dentro de si uma Ambivalência com Instintos de Vida e de Morte com Impulsos Reais de Agressividade e Sexualidade.

Freud dizia que as Patologias Mentais vem da Descompensação e do Desequilíbrio de tais Desejos e o Tratamento ajuda e muito o ser humano a viver melhor!

 

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

(Série – Saúde Mental)

Por: Dra Sandra Magrini – Psicanalista/ Neuropsicóloga

Celular: (11) 98875-8480

Alameda Terracota, n. 215

Espaço Cerâmica – São Caetano do Sul/Sp

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo