GeralHome

Das ‘peladas nas ruas’ ao futebol profissional, assim surgiu o Azulão

Dr. Jayme Tortorello contou um pouco da história do gigante azul que figurou entre os melhores do Brasil

Lá nos idos de 1980 surgia o que viria a se tornar uma das maiores forças do futebol profissional do ABC, a A.D. São Caetano – Associação Desportiva São Caetano, sob o olhar atento do advogado e juiz, o Dr. Jayme Tortorello.

Assim, de uma vontade dos filhos e amigos ao glamouroso universo profissional da bola, foi desta forma que o Azulão surgiu.

Segundo o Dr. Jayme Tortorello, entusiasta e responsável pela criação da A. D. São Caetano, tudo começou como brincadeira, mas virou profissional.

“A gente tinha a ideia de transformar e criar um clube com nome de São Caetano, coincidiu que surgiu esse time da meninada e começaram a  disputar campeonatos municipais, e o time foi crescendo, colocamos nome de Borda do Campo, porque a região tinha esse nome, e queríamos um time de todo ABC, Então, quando tínhamos categorias de base infantil, juvenil e juniores, não tinha outra solução a não ser criar o São Caetano”, recorda o ex-cartola.

Em 04 de dezembro de 1.989 foi marcada uma reunião na Secretaria de Esportes, na rua Pamplona, no Bairro Fundação, e por sugestão do então prefeito Luiz Olinto Tortorello, decidiu que o novo Clube seria o próprio Jabaquara, do bairro Prosperidade, apenas mudando o nome, aprovando, nessa reunião, a modificação do nome do Clube Jabaquara para Associação Desportiva São Caetano, e pela primeira vez, Moacir Guirão escreveu o nome do Clube na lousa, então foi aprovado o Estatuto.

Jogo em Jundiaí: Paulistano 0 x Azulão 2, com a formação de Antônio Roberto Esteves, Jayme Tortorello, Luís Pereira, Uilton, Tião Rocha, Cacá, Alemão e Marcão, em pé, Giba, Taloni, Fernando, Paulinho e Loro, agachados

 

 

Dr. Jayme afirmou que é possível sonhar com o Azulão de volta aos gramados, e deu até o nome de quem pode iniciar esta nova trajetória.

“É possível sonhar com o São Caetano forte de novo, o problema é que o Nairo Ferreira, ex-presidente, transferiu os direitos federativos da A. D. São Caetano para o São Caetano Futebol Ltda, que depois foi vendido para o Jorge Machado. A A. D. São Caetano existe sim, mas está desativado. Uma pessoa que poderia muito bem liderar esse movimento de volta do Azulão é o vereador Professor Rodnei, que tem uma turma boa de desportistas, acho que no momento o nome é este, além do o Uilton e o Thiago Tortorello, dentre outros”, afirma Dr. Jayme.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo