Os ecos das eleições municipais ainda causam ruídos no universo político, isso porque para algumas cidades ainda têm o segundo turno, já no caso de Santo André, não.
A cidade definiu seu novo prefeito já no primeiro turno, assim, Gilvan – PSDB assume o Paço dia 1º de janeiro de 2025, porém, o atual vice-prefeito, Luiz Zacarias – PL, que ficou em terceiro lugar, com 11,38% dos sufrágios válidos, somando 40.993 votos a seu favor, passou por uma acusação dias antes do pleito.
Crédito: Alex Cavanha/PSA
Assim, na quinta-feira (03), o Ministério Público Eleitoral havia recebido denúncia, do advogado Luiz Carlos Baptista, contra o liberal por abuso de poder político e econômico, já que Zacarias havia participado, no dia 19 de julho, da reinauguração do Cine Lyra, em Paranapiacaba, realizada pela gestão de Paulo Serra – PSDB.
Desse modo, o REPÓRTER falou com o liberal, hoje 07), sobre o tema, e ele afirmou ter sido vítima e lembrou das intempéries da campanha.
“Esse jogo baixo, que não precisava ocorrer, mostra que tinham preocupação com nosso trabalho. Mas, foi uma campanha com R$ 300 mil, foi o que recebemos. R$ 200 mil de fundo partidário, porém, tinha sido prometido um valor maior para fazer a campanha da magnitude que foi essa, com um adversário da máquina”, reclama o liberal.
Zacarias disse sobre a possível inelegibilidade e sobre o número de vereadores do PL.
“O PL fez três vereadores, o que foi projetado. Agora, sobre a impugnação, eles queriam criar um fato para que, se eu fosse eleito, não assumiria. Na última hora para eu não ter tempo de me defender, não tenho risco de ficar inelegível, estou bem fundamentado, novamente repito, fizeram isso para denegrir minha imagem e no momento de eleição, para que seu eu fosse eleito não assumisse”, disparou o atual vice-prefeito, que disse que volta ao Paço para concluir seu mandato: “vamos voltar à Prefeitura que até dia 31 de dezembro sou vice-prefeito e tem trabalho”, disse ele.