Levantamento do Instituto Sebram Pesquisas, contratado pelo REPÓRTER, revela que o candidato Alex Manente – Cidadania, consolidou a liderança e a preferência do são-bernardense para ocupar o cargo de prefeito com 30,80% das intenções de voto. Acima de tudo, atrás dele, vem Luiz Fernando – PT, com 23,07%. Há um empate técnico entre Marcelo Lima – Podemos, com 17,71% e Flávia Morando – União Brasil, que tem 15,21%. Por fim, Claudio Donizete – PSTU, com 1,50%. Brancos e nulos somam 2,24%, enquanto aqueles que não sabem ou não opinaram marcam 9,48%.
Manente já se candidatou ao cargo em outros anos, mas desta vez, com mais experiência e trabalho realizado parece ter convencido os cidadãos que simboliza a melhor opção para administrar a maior cidade do ABC. Ele também se encontra numa posição de maior independência, já que Lima era o vice-prefeito e Flávia é sobrinha de Morando. Além disso, Luiz Fernando foi coordenador de campanha do ex-prefeito Luiz Marinho.
Espontânea
No cenário espontâneo, onde o eleitor é questionado sobre em quem votaria sem o disco com os nomes dos candidatos, Alex Manente permanece em primeiro com 14,21%, seguido por Luiz Fernando com 13,09%. Flávia Morando, por sua vez, marca 12,22%, enquanto Marcelo Lima registra 9,98%. Claudio Donizete aparece com 1,12%. Porém, os eleitores que não sabem ou não opinaram somam 49,38%.
Segundo Turno
O resultado indica um eventual 2º turno entre Manente e Luiz Fernando, reascendo a polarização nacional, já que o primeiro tem apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro – PL, e o segundo conta com a força do presidente Lula – PT. Ainda assim, quando o eleitor é questionado sobre em quem votaria no segundo turno, Alex marca 25,06% e Luiz Fernando 21,20%.
Em todas as outras possibilidades, Luiz Fernando sai vitorioso, contra Flávia Morando (17,83%) e Marcelo Lima (19,08%). Morando e Lima possuem uma base eleitoral muito parecida, o que representa uma maior dificuldade para romper a bolha do petismo e garantir uma eventual vitória para o Paço Municipal. Claudio registra, neste cenário, 1,87%. Nulos 7,36%, e por fim, aqueles que não sabem 7,61%.
Com a proximidade da eleição, o são-bernardense já fez sua escolha e dificilmente modificará sua opinião. Apesar do alto investimento em propaganda de Marcelo Lima, ele caiu e foi ultrapassado por Flávia Morando.
Dados
O estudo, realizado pelo Instituto Sebram Pesquisas, ouviu 800 pessoas entre 1 e 2 de outubro, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou menos, está registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, sob o número SP-01518/2024.