Nos últimos anos, São Bernardo perdeu muitos empregos. A cidade que já foi referência na indústria automotiva e corre o risco de se tornar apenas dormitório, sem oportunidade. Neste sentido, o candidato Alex Manente (Cidadania) tem um plano consolidado para reverter esta tendência, gerar empregos e consolidar o município como um polo tecnológico.
“Já estamos em diálogo com diversas empresas, com a Scania, para que nossa cidade se transforme num grande polo tecnológico, um Vale do Silício brasileiro, capaz de inovar e exportar conhecimento para o mundo todo. É preciso pensar num desenvolvimento econômico alinhado com novas tendências e capacitar as pessoas para esse mercado”, destaca Manente.
Além disso, entre as propostas do candidato está a inclusão do ensino de robótica, inglês e novas tecnologias nas escolas municipais, incentivando competências capazes de inserir os futuros trabalhadores nesse mercado. A desburocratização também é outra frente de prioridade, com incentivos fiscais e a criação de uma incubadora para startups, empresas em estágio inicial com foco em inovação.
Pela proximidade com o Porto de Santos e a posição estratégica perto da capital, Alex Manente também iniciou diálogos para a construção de um retroporto em São Bernardo do Campo. A estrutura funcionará como apoio para armazenagem, desembaraço aduaneiro e transporte de mercadorias, atraindo mais empresas e criando possibilidades de negócios.
Manente tem apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), favorecendo a captação de mais investimentos para a cidade, principalmente em infraestrutura. Ele ainda ocupou a função de secretário de Relações Internacionais na Câmara Federal, função que o credencia para trazer empresas de outros países para elevar o potencial da cidade e colocá-la de volta no mapa das grandes potências industriais.
