Com apenas quatro dias para as eleições municipais, o cenário eleitoral em Mauá começa a se definir. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa ASN, contratado pelo REPÓRTER, o deputado estadual e ex-prefeito Atila Jacomussi – União Brasil, lidera a disputa com 38,17% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Além disso, a pesquisa aponta para uma possível disputa de segundo turno entre Jacomussi e o atual prefeito Marcelo Oliveira – PT, que aparece com 32,33%.
A pesquisa estimulada, em que o eleitor tem acesso ao disco com o nome dos candidatos, também revela que o vereador Sargento Simões – PL, figura em terceiro lugar com 7,17%, seguido por Lourencini – PSDB, com 6,33%, e Amanda Bispo – UP, que aparece com 2,17%. Contudo, 8,17% dos eleitores afirmaram não saber ou não opinaram, enquanto 5,67% declararam voto branco ou nulo.
Válidos
Todavia, quando se trata dos votos válidos, a disputa parece cada vez mais polarizada entre Jacomussi e Marcelo Oliveira. Nesse cenário, Atila lidera com 44,29% dos votos válidos, enquanto o atual prefeito petista tem 37,52%, indicando uma provável ida ao segundo turno entre os dois candidatos.
Espontâneo
No levantamento espontâneo, onde o eleitor manifesta sua preferência sem consultar a lista de candidatos, Atila aparece com 19,00% das intenções de voto, seguido de perto por Marcelo Oliveira, que tem 18,00%.
Contudo, a maioria dos eleitores, 52,00%, ainda não decidiu em quem votar. Além disso, Sargento Simões e Lourencini aparecem com 1,67% cada, enquanto Amanda Bispo registra 0,17%.
Rejeição
Em relação à rejeição, o atual prefeito Marcelo Oliveira enfrenta o maior índice de reprovação, com 25,83% dos eleitores declarando que não votariam nele de forma alguma.
Atila Jacomussi, por sua vez, tem 18,17% de rejeição, seguido por Sargento Simões com 8,33%, Lourencini com 6,00%, e Amanda Bispo com 3,17%. Ainda assim, uma parcela significativa dos eleitores, 24,83%, preferiu optar por voto branco ou nulo.
O levantamento foi contratado pelo REPÓRTER e realizado com 600 eleitores, possui uma margem de erro de 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00059/2024.
Urna
O deputado estadual Atila Jacomussi tem seu nome garantido nas urnas no primeiro e segundo turno, isso porque, ainda resta prazo para recursos em relação ao caso de suas contas.