Sabe aquele dinheirinho que você nem se lembra que ficou em alguma conta bancária, consórcio ou outras instituições? Pois bem, o BC – Banco Central estipulou prazo até o dia 16 de outubro para os titulares desses valores o resgatarem.
Porém, nem todos fizeram as buscas e sacaram estes valores, este é o caso de uma única pessoa física que possui R$ 11,2 milhões ‘esquecidos’ e disponíveis para saque no SVR – Sistema de Valores a Receber, ferramenta do BC que mostra recursos deixados por clientes em contas bancárias, consórcios ou outras instituições, assim, esta passa a ser a maior cifra disponível para resgate entre pessoas físicas.
No entanto, mas bem aquém deste valor ainda disponível para resgate, em julho de 2023 ocorreu o maior saque para pessoa física no valor de R$ 2,8 milhões.
O tema voltou a ser abordado depois de a Câmara dos Deputados ter concluído e aprovado o projeto de lei que mantém desoneração da folha de pagamento de empresas e municípios em 2024, com reoneração gradual a partir de 2025.
Assim, o texto prevê que o Tesouro Nacional possa se apropriar de valores esquecidos em instituições financeiras como uma das medidas compensatórias à desoneração.
Portanto, se você ainda não consultou se tem valores esquecidos em conta corrente, consórcio ou outras instituições, acesse https://valoresareceber.bcb.gov.br, pois este é o único canal em que você pode fazer a consulta e solicitar os valores, entretanto, o prazo está acabando e agora restam menos de 30 dias para que o valor seja requisitado.
CELSO M. RODRIGUES
