Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHome

Professores da Faculdade de Engenharia da Fundação Santo André apresentam trabalho de pesquisa no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

Desenvolver a mentalidade empreendedora em alunos de Engenharia e Arquitetura com ferramentas de inteligência artificial foi o tema da pesquisa realizada pelos docentes Regis Pasini, Rodrigo Cutri, Mário Gonçalves Garcia Júnior e Rogério Martins Azevedo do Centro Universitário Fundação Santo André.  A pesquisa aborda a integração da inteligência artificial (IA) na educação em Engenharia e Arquitetura para promover um espírito empreendedor entre os alunos, integração esta promovida na disciplina “Projeto Integrado em Inteligência Artificial – Do Conceito à Construção da Solução”, elaborada para ensinar aos alunos habilidades práticas de IA e cultivar suas mentalidades empreendedoras por meio do aprendizado baseado em projetos. Os resultados preliminares dos questionários dos alunos (140) indicam que o curso ampliou com sucesso sua compreensão da IA e suas aplicações no empreendedorismo. Os autores concluem enfatizando a importância de integrar a IA e o pensamento empreendedor nos currículos de Engenharia e Arquitetura para preparar os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução.

Com base no feedback fornecido aos alunos entrevistados, a implementação da disciplina indica uma recepção positiva em relação à integração de ferramentas de IA e princípios empresariais no currículo. Os resultados obtidos sugerem que essa abordagem pode contribuir efetivamente para nutrir uma mentalidade empreendedora em estudantes de engenharia e arquitetura além de desenvolver habilidades práticas de IA tendo a maioria dos alunos relatado sentir-se mais preparada para aplicar ferramentas de IA para gerar soluções inovadoras dentro de um contexto de negócios.

O Prof. Me. Mário Gonçalves Garcia Júnior ressalta a importância do tema para a empregabilidade dos estudantes: “É formidável, ensinar os alunos a usarem ferramentas de IA amplia a empregabilidade dos mesmos. Essa disciplina é desenvolvida já a partir do 1ºano dos cursos, temos grupos que já estão agora no 2º ano e começando a pensar em desenvolver suas startups e abrir futuros negócios.”

A pesquisa está sendo apresentada no 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e o VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE 2024) que ocorre no período de 16 a 19 de setembro de 2024, no formato presencial, na cidade de Vitória – ES, realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

Este Congresso, já na sua 52ª edição, é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela ABENGE, ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.

Com mais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André é reconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma ampla variedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. As inscrições para o vestibular são gratuitas pelo site www.fsa.br/vestibular, e o calouro, para ajudar a alcançar seus sonhos, conta com programa de Bolsas da própria instituição. Mais informações www.fsa.br

Serviço:

Centro Universitário Fundação Santo André

Av. Príncipe de Gales 821, Santo André (SP).

Tels. (11) 4979-3300 e 4979-3333 (WhatsApp) 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo