O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT, promoveu, na noite de quarta-feira (18), um jantar na Granja do Torto com os ministros do STJ – Superior Tribunal de Justiça. O evento reuniu todos os 31 atuais integrantes da Corte, além de contar com a presença dos ministros Jorge Messias, da AGU – Advocacia-Geral da União, e Ricardo Lewandowski, da Justiça. O encontro ocorreu em um momento estratégico, já que duas vagas de ministros no STJ estão em aberto, após as aposentadorias de Laurita Vaz e Assusete Magalhães.
Diferentemente do processo no STF – Supremo Tribunal Federal, onde cabe exclusivamente ao presidente da República a escolha de um novo ministro, no STJ há uma fase de seleção conduzida pelos próprios magistrados. Os ministros elaboram uma lista tríplice com os nomes dos candidatos, que é enviada ao presidente para a decisão final.
O jantar, além de fortalecer o diálogo entre o Executivo e o Judiciário, também serviu como uma oportunidade para que os ministros discutissem os próximos passos na definição dos novos nomes para a Corte. Agora, Lula tem a responsabilidade de escolher, dentre os indicados, os próximos membros do STJ, que deverão ocupar as vagas deixadas pelas ministras aposentadas.