GeralHome

Nesta sexta-feira, véspera do Dia Nacional do Doador Voluntário de Medula Óssea, meus sinceros desejos de saúde e paz em seu seio familiar.

Sou a Dona Wilma do Instituto IPES de Santo André.  O surgimento deste trabalho social em prol da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes nasceu em solo andreense, no ano de 1968.

Neste ano, o Shoppinho Santo André numa aliança estratégica com o IPES, disponibilizou um espaço físico no piso térreo, loja 47, com o intuito de sensibilizarmos todos os lojistas, colaboradores e visitantes sobre o Setembro Verde Esperança. Nossa ideia foi planejada com duas personagens:  Amanda Brito Reis, nascida em 27/09, com doença renal crônica e nascida no Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.
E também Bahar, protagonista da novela turca, Força de Mulher, no horário das 21h00,  na Rede Record de Televisão, que carece de um transplante de medula óssea (tecido humano), em caráter emergencial.
SVE 2024 1
Os objetivos principais são: o aumento do número de doadores e,  cobrarmos das autoridades competentes,  a resposta do banco e centro de Medula Óssea em nossa cidade, projeto protocolado no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, desde o ano de 2010.
Seguem as fotos da loja social 2024, do projeto Setembro Verde Esperança e o convite para conhecer a loja social.
Em tempo:
SVE 2024 1
SVE 2024 1
No próximo sábado celebraremos o Dia Nacional do Doador Voluntário de Medula Óssea.
Celebrada no terceiro sábado de setembro,  foi criada pela Associação Mundial de Doadores de Medula (World Marrow Donor Association – WMDA), organização global de registro de células-tronco do sangue, medula e sangue de cordão umbilical.
O objetivo principal da comemoração é agradecer a todos os doadores e reforçar a urgência dos pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante. O transplante é necessário para pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita. É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
No Brasil, mais de 5,7 milhões de pessoas estão cadastradas como possíveis doadores no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). O registro brasileiro é o terceiro maior banco de doadores do mundo, atrás apenas dos registros americano e alemão, mas o único totalmente público. Atualmente no País, 650 pacientes aguardam na fila por um doador compatível que não seja parente.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo