Vendas do novo iPhone 16 decepcionam
As ações da Apple sofreram uma queda de 3,3% após a divulgação de relatórios que indicam uma demanda abaixo do esperado pelo iPhone 16. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, da TF Securities, as vendas do novo modelo foram 12% menores do que as do iPhone 15 no mesmo período do ano passado. Além disso, a empresa enfrenta desafios adicionais que podem estar impactando negativamente suas vendas.
Nesse sentido, uma postagem recente no Medium de Ming-Chi Kuo revelou que, no primeiro final de semana após o lançamento, as vendas do iPhone 16 foram estimadas em cerca de 37 milhões de unidades. Isso representa uma queda de 12,7% em comparação com as vendas do iPhone 15 no ano anterior. Essa redução substancial nas vendas já gerou preocupações no mercado financeiro, refletidas na queda das ações da empresa.
Contudo, a baixa adesão ao iPhone 16 pode ser atribuída a dois fatores principais. Primeiramente, a ausência do recurso Apple Intelligence, um dos recursos mais aguardados, que só estará disponível em versão beta no próximo mês, pode ter influenciado negativamente a decisão dos consumidores de adquirir o novo dispositivo imediatamente. Além disso, a intensa competição no mercado chinês, que é crucial para a Apple, também contribui para a diminuição das vendas.
Ainda assim, é importante considerar que o impacto desses fatores pode ser temporário. A Apple tem a possibilidade de recuperar parte da sua demanda com o lançamento futuro do Apple Intelligence e outras estratégias para fortalecer sua posição no mercado. Em outras palavras, embora o desempenho inicial do iPhone 16 não tenha sido tão robusto quanto o esperado, a empresa ainda possui recursos e planos que podem mitigar os efeitos negativos a longo prazo.