O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Possui este nome devido ao fato de que em 1994 um jovem de 17 anos nos Estados Unidos se matou com o seu Mustang Amarelo.
Desde 2015 passou a existir a Campanha contra a Prevenção ao Suicídio, por iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Brasileira de Psiquiatria e o CVV (Centro de Valorização a Vida).
No Brasil e no mundo, o Suicídio tem sido um dos maiores problemas de Saúde Pública e de Saúde Mental, tendo como alvo principal jovens e profissionais de saúde.
Cerca de trinta e duas pessoas por dia no Brasil (8º lugar no ranking mundial em suicídio) tiram a própria vida, esta prevalência é maior do que as mortes por câncer e por AIDS.
Isto é muitíssimo grave!!!
O fato é o que podemos fazer para evitar e ajudar a salvar uma vida?
Primeiramente, nunca julgue ou critique o outro quando diz que não está bem. Ninguém conhece o mundo psíquico de outra pessoa, muito menos suas emoções, seu sofrimento mental e o que o machuca até de modo insconciente.
Busque ajuda de profissionais competentes na área da Saúde Mental.
Como o Suicídio é um problema gravíssimo de Saúde Pública, cabe aos governantes investirem sério em Saúde Mental e articularem programas de Tratamento nos Caps (Centro de atenção Psicossocial) que realmente funcionem.
Particularmente, em minha experiência clínica de cerca de vinte anos, vejo o quanto a Psiquiatria, a Psicologia e a Psicanálise tem auxiliado a evitar mortes prematuras, na medida em que promove o cuidado com o psiquismo e com o emocional do ser humano, seja por conta de Psicopatologias como a Depressão e outros Transtornos Mentais, bem como com relação ao sofrimento humano como perdas de pessoas queridas, perdas de emprego, doenças e infortúnios que existem na vida.
Por fim, não minimizem o próprio sofrimento mental e o do outro ser humano!
Busquem Tratamento em Saúde Mental!!!
Não neguem a dor psíquica!!!
Afinal, o “falar é o melhor remédio” e o “falar clinicamente é a melhor solução”!!!
Prevenção ao Suicídio
Setembro Amarelo
(Série – Saúde Mental)
Por: Dra Sandra Magrini – Psicanalista/ Neuropsicóloga
Celular: (11) 98875-8480
Alameda Terracota, n. 215
Espaço Cerâmica – São Caetano do Sul/SP