A cidade de São Paulo foi identificada como a mais poluída do mundo, conforme o ranking divulgado pela agência suíça IQAir ontem (09). Além disso, a análise da qualidade do ar em cerca de 100 grandes cidades ao redor do planeta revelou que a capital paulista liderava o índice global naquele momento.
O ranking da IQAir avalia a qualidade do ar em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar do instituto. O valor mostrado para cada cidade representa a média mediana do indicador de todas as estações de monitoramento naquele município para um momento específico. A lista é atualizada a cada hora, proporcionando uma visão detalhada das condições atmosféricas.
São Paulo ocupou a primeira posição, à frente de Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo. Além disso, a consulta ao ranking foi realizada às 12h20 de ontem, evidenciando o grau crítico da poluição no momento.
A lista das 10 cidades com o ar mais poluído incluiu, além de São Paulo, cidades como Jakarta, Dubai, Kinshasa, Doha, Jerusalém, Pequim, Lima e Santiago. Nesse sentido, o ranking serve para destacar as áreas com problemas mais severos de qualidade do ar globalmente.
Em outras palavras, tanto São Paulo quanto Lahore foram classificadas como tendo um ar “não saudável” para suas populações. Todavia, o índice IQA classifica a qualidade do ar em seis níveis, variando de “Bom” a “Perigoso”. Portanto, o objetivo do ranking é fornecer um número instantâneo e simples sobre as condições de qualidade do ar nas principais cidades do mundo.
A IQAir, empresa suíça de tecnologia, visa capacitar indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar por meio de informações detalhadas e colaboração. Portanto, a publicação deste ranking é uma ferramenta crucial para aumentar a conscientização e promover ações que possam mitigar a poluição atmosférica.
MARCOS FIDELIS