Política

Dilma, Lula, Mercadante e Cardozo serão investigados por obstrução da Justiça

 O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, autorizou a abertura do inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Aloízio Mercadante e José Eduardo Cardozo, por obstrução da Justiça em investigações da Operação Lava Jato. Com a instauração do inquérito, será iniciada agora a coleta de provas. Após a conclusão desta etapa o procurador-geral da República, Rodrigo Janot terá que decidir se denuncia os quatro petistas ou se pede arquivamento da apuração. Em nota, a defesa de Lula diz que o “ex-presidente sempre agiu dentro da Lei” e que “jamais” praticou ato de obstrução da Justiça. Mercadante, por sua vez, disse que apenas demonstrou “solidariedade e que não houve qualquer tentativa de obstrução ou impedimento da deleção do então senador Delcídio do Amaral”. Dilma e Cardozo não se manifestaram.  Processos
A situação de Lula está cada vez mais complicada, isso porque, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, não cedeu à ofensiva do ex-presidente da República e decidiu, ontem, manter com ele a relatoria dos inquéritos que envolvem o petista na Operação Lava Jato.
 Em despacho, o magistrado afirmou que Lula seria “o arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobras”, para manter o processo sob sua responsabilidade. “Se o MPF trabalha com a hipótese de investigação de que o ex-presidente seria responsável por esses crimes, por deliberadamente ter autorizado que fossem pagas e divididas propinas em contratos da Petrobras a competência para o processo e julgamento é deste Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, prevento para o caso”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo