Demência Vascular é uma doença Neurodegenerativa do Sistema Nervoso Central. É decorrente de Infarto Cerebral difuso ou focal, ou seja, é uma doença Cerebrovascular que compromete o fluxo sanguíneo e a passagem de oxigênio ao cérebro.
A Demência Vascular é mais frequente em homens e, normalmente ocorre em idosos com mais de 70 anos.
A Sintomatologia principal é: déficits motores e cognitivos, depressões, perda ou confusão de memória, déficits visuoespaciais e de linguagem, disfunção executiva (córtex pré-frontal como execução e planejamento de tarefas), transtornos de comportamento, mudança de personalidade, transtornos de humor, psicose, distúrbios do sono, alteração do estado de alerta e/ou consciência, movimentos involuntários como tremor e mioclonias, distúrbios da marcha, atividades semelhantes a convulsões, ataxia, características parkinsonianas e, também, prejuízos na deglutição, fala, controle de movimentos finos e tronco, assim como outros Distúrbios Neuropsiquiátricos.
Os Fatores de Risco são: Hipertensão Arterial, Diabetes, Colesterol Alto, Arritmias, bem como uso descontrolado de medicamentos como benzodiazepínicos, antipsicóticos e anti-histamínicos. Stress, desnutrição, sono irregular, tabagismo, abuso de álcool e drogas e questões vasculares.
O Diagnóstico é clínico com Testes Laboratoriais, Testes Psicológicos (MiniMental)e de imagem como Tomografia (TC) e Ressonância Magnética Funcional (RM).
O Tratamento é de suporte com profissionais especializados em Saúde Mental como Psiquiatras, Geriatras, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Enfermeiros, Psicólogos para melhorar a Qualidade de Vida do Idoso. Por vezes, são utilizados vitaminas e os medicamentos como Inibidores da Colinesterase que podem melhorar temporariamente a função cognitiva.
Por fim, sabemos que a vida tem uma finitude. O Idoso é um ser humano que necessita de cuidados especiais, afeto, atenção e paciência. Todos nós iremos de algum modo envelhecer. O que importa é como e com quem vamos envelhecer. Fique atento aos idosos de sua família e, qualquer alteração no comportamento, motricidade ou mentalidade procure um médico ou profissional habilitado em Geriatria ou Saúde Mental.
(Transtorno Neurocognitivo Maior – TNM)
(Série – Saúde Mental)
Por: Dra Sandra Magrini – Psicanalista/ Neuropsicóloga
Celular: (11) 98875-8480
Alameda Terracota, n. 215
Espaço Cerâmica – São Caetano do Sul/SP
