O Projeto “O Menino e o Balão” vai promover o acesso à leitura entre as crianças de oito escolas da rede pública da cidade de São Paulo durante o mês de agosto. Através da contação de histórias e da produção de um livro, a iniciativa pretende fomentar e descentralizar o acesso à cultura, estimulando a imaginação, a criatividade e o incentivo à leitura. Além disso, visa proporcionar lazer, mensagens e valores importantes através do conteúdo do livro que aborda a importância da gentileza, da amizade e do respeito ao próximo.
O projeto, que é realizado pelo Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com patrocínio da empresa Freudenberg-NOK Sealing Technologies, ao disponibilizar livros em locais acessíveis, busca-se estimular o interesse pela leitura desde cedo, desenvolvendo o gosto pelos livros e ampliar o universo cultural dos pequenos leitores. A produção é da AH7 Gestão Cultural com apoio da Full House Produções Culturais. O evento é gratuito e acessível a PCD.
“Outro ponto muito relevante é que a leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Livros infantis oferecem histórias envolventes, personagens cativantes e situações que podem ajudar no aprendizado de habilidades socioemocionais, imaginação, concentração, linguagem e pensamento crítico”, comenta Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural.
O projeto defende que a distribuição de livros infantis em escolas públicas e municipais contribui para combater o analfabetismo e a exclusão social. Ao oferecer acesso a materiais de leitura de forma gratuita, possibilita-se que crianças que não têm condições financeiras de adquirir livros tenham oportunidades iguais de desenvolvimento educacional.
Por meio da contação de histórias, que sempre fascinam os jovens, abre-se espaço para abordar a temática de valorização do imaginário, por meio da arte da expressão, o Teatro de Fantoches — rica prática dos contadores de história desde os tempos antigos, usada para entreter, divertir e compartilhar saberes. Tais benefícios não se restringem a um único grupo de espectadores, uma vez que as linguagens artísticas (literatura e teatro) interessam a públicos de qualquer idade.
Além disso, ao incentivar a leitura desde a infância, a distribuição de livros infantis pode contribuir para a formação de leitores e futuros escritores. “Quanto mais crianças tiverem contato com livros, maiores são as chances de despertar o interesse pela escrita e fomentar a criatividade literária”, reforça Anderson Horácio.
Por fim, através da distribuição de livros infantis, é possível valorizar a literatura nacional e a diversidade cultural presente nas obras brasileiras. Ao oferecer livros de autores brasileiros, ampliam-se as referências literárias das crianças, fortalecendo a identidade cultural e estimulando o orgulho pelo patrimônio literário nacional.
Sobre o Grupo Freudenberg
A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível.
Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2023, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões.
“Nós do Grupo Freudenberg, enxergamos a cidadania corporativa como parte integrante de nossa liderança e a colocamos em prática dentro e fora da empresa. Queremos ser bons cidadãos corporativos e bons vizinhos em todas as regiões onde atuamos. Apoiando esse projeto, através da nossa Unidade de Negócios Freudenberg-NOK Sealing Technologies, fortalecemos ainda mais um dos nossos compromissos: promover o acesso à cultura e à educação, fazendo a diferença para a construção de um futuro melhor”. Para obter mais informações, visite: www.freudenberg.com.
Sobre a Freudenberg-NOK Sealing Technologies (FNST)
A Freudenberg-NOK Sealing Technologies (FNST) é uma joint venture formada pela união do grupo alemão Freudenberg com a companhia japonesa NOK. Líder mundial em vedações, atua nos mais diversos segmentos, como o automotivo, industrial e de reposição. Especialista no desenvolvimento e produção de retentores, vedações pneumáticas e hidráulicas, o-rings, juntas, coifas e componentes para aplicações especiais, a FNST integra a Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação. Presente no Brasil desde 1973, atende aos principais mercados do país.
Sobre a AH7 Gestão Cultural
A AH7 Gestão Cultural atua para democratizar o acesso à arte e cultura para cocriar o futuro desejável para todos. Nascida em 2014, a AH7 tem a responsabilidade de gerir aquilo que é subjetivo, impalpável e simbólico de forma objetiva e organizada, sem riscos de interferência no processo criativo, sintonizando ideias e potencializando os resultados das ações pleiteadas.
Sobre a Full House Produções Culturais
Fundada em 2020 com o propósito de tornar a cultura acessível a todos, a Full House tem sido uma fonte de apoio para uma ampla gama de projetos culturais por meio de parcerias estratégicas. “Nosso objetivo é promover a cultura de forma inclusiva, utilizando a criatividade como um elemento chave para a expansão do conhecimento e da apreciação cultural. Junte-se a nós nesta jornada rumo a um mundo mais rico em diversidade cultural e inclusão.”
SERVIÇO
Datas e locais de entrega:
EMEI SANTOS DUMONT – 20/08 – 10h e 13h
R. Diana, 250 – Pompeia, São Paulo-SP
EMEI MONTEIRO LOBATO – 21/08 – 10h e 14h30
Rua Bahia, 257. Higienópolis, São Paulo-SP
EMEI NEYDE GUZZI DE CHIACCHIO – 22/08 – 10h e 13h
Largo da Lapa, S/N – Lapa de Baixo, São Paulo-SP
EMEI CEU ALTO ALEGRE – 23/08 – 10h e 14h
Av Bento Guelfi, 1.340 – Jardim Laranjeira – Iguatemi, São Paulo-SP
EMEI CEU CAMINHO DO MAR – 27/08 – 10h e 14h
Av Eng Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo-SP
EMEI JEAN PIAGET – 28/08 – 10h e 14h
R. Saldanha da Gama, 485 – Alto da Lapa, São Paulo-SP
EMEI CEU BUTANTÃ – 29/08 – 10h e 15h
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 – Jardim Esmeralda, São Paulo-SP
EMEI CEU ÁGUA AZUL – 30/08 – 10h e 14h
Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – Cidade Tiradentes, São Paulo-SP