Santo André se tornará um grande palco de celebração e valorização da cultura afro-brasileira, nos dias 26 e 27 de julho. A Feira Afro Ayê, evento gratuito que acontecerá no tradicional Cine Teatro de Variedades Carlos Gomes, promete reunir uma série de atividades que destacam a rica herança cultural afro da região.
A programação inclui rodas de samba, capoeira, aulas de samba rock, workshops diversos, estandes afro, apresentações de maculelê e muitas outras atrações. Além disso, o evento prestará uma emocionante homenagem aos 50 anos do Hip Hop, um marco significativo na cena cultural andreense.
A Feira Afro Ayê não se limita apenas à oferta de atividades culturais. Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a atendimentos jurídicos, nutricionais, de saúde e de medicina alternativa, promovendo assim uma experiência completa e inclusiva para todos os visitantes. Ainda mais, essa iniciativa busca integrar serviços essenciais que beneficiam a comunidade local, em consonância com o espírito de solidariedade e apoio mútuo que a feira preconiza.
Fomento à Economia Solidária
Desde sua criação em 2018, a Feira Afro Ayê se firmou como um importante vetor de fomento à economia solidária e criativa em Santo André. Inicialmente composta por alguns estandes na Casa de Samba Tradicional, a feira evoluiu ao longo dos anos, conquistando um espaço significativo na agenda cultural da região.
Integração
Em 2024, a Feira Afro Ayê faz parte do prestigioso circuito de feiras do Festival Afro de Juventude e Cidadania. Este festival, que se estenderá por outras cidades como Americana, São Carlos e Piracicaba, nos meses de julho e agosto, é uma iniciativa conjunta do CEMJ e da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo, com a co-realização da UNEGRO. Dessa forma, a feira se insere em um contexto mais amplo de eventos que visam promover o engajamento e a capacitação das comunidades afro-brasileiras.
O Festival Afro também oferece seis cursos online, focados em desenvolver a liderança e o associativismo entre os participantes, bem como capacitar para a atuação em projetos sociais. Em outras palavras, busca preparar cidadãos para enfrentar o racismo, defender os direitos humanos e fomentar o desenvolvimento sustentável, reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social.
Serviço
Santo André – Feira Afro Ayê
- Local: Cine Teatro de Variedades Carlos Gomes
- Endereço: Rua Senador Fláquer, 110
- Data e Horário:
- 26/07: 18h às 22h
- 27/07: 12h às 20h