O vereador Orlando Vitoriano – PT, que está em seu quinto mandato e atualmente preside a Câmara Municipal de Diadema, é pré-candidato à reeleição nas próximas eleições de 6 de outubro. Em entrevista ao REPÓRTER, Vitoriano compartilhou os desafios e responsabilidades de conciliar suas funções legislativas e administrativas.
“Ser vereador e presidente da Câmara é um desafio maior, pois é necessário orquestrar a Câmara Municipal, administrar suas funções e ainda cumprir o papel junto à população”, explica Vitoriano. “É um desafio, porque você assume uma responsabilidade com os 20 vereadores e com a Casa, além do povo.”
Desafios
Além disso, Vitoriano ressalta a complexidade da função. “Você não pode perder essa perspectiva. Por exemplo, os últimos presidentes da casa não conseguiram se reeleger como vereadores, o que ilustra a dificuldade. Então, o desafio é esse: você acaba se afastando um pouco daquilo que te originou, que é o atendimento à população”, afirma ele.
Elo
“O vereador é o meio de ligação entre as necessidades da população e o executivo. Contudo, quando você está em contato com uma escola, uma lombada, uma iluminação, ou qualquer outra demanda, quem realiza é o executivo, ou seja, o município. Nesse sentido, o que você, como pessoa e vereador, pode fazer além daquilo que já é de sua competência?”, questiona Vitoriano. “E é isso que a gente faz: atender a população”, responde.
Juntamente com sua equipe, Orlando Vitoriano se esforça para ouvir as demandas dos cidadãos. “Colocamos nossa equipe, eu como advogado, para ouvir a população e todas as suas demandas. Desde as demandas do dia a dia, do seu bairro, até os problemas pessoais que as pessoas carregam. Então, isso se torna uma referência para atendimento.”
Além disso, uma das inovações implementadas por Vitoriano é o quarto escritório político, que oferece atendimento aos sábados. “É uma maneira de diminuir a distância entre a população e o vereador. É a forma de estar mais próximo da população”, comenta ele. Os escritórios estão distribuídos estrategicamente em várias regiões: Promissão, Eldorado, Inamar e Serraria.
MARCOS FIDELIS
