UM MUSEU DE TAUBATÉ
Dentre os vários museus da cidade de Taubaté, merece destaque o ‘Museu de História Natural’, abrigado num prédio construído pela Prefeitura local e administrado pela ‘Funat’ (Fundação de Apoio à Ciência e Natureza).
Ali estão elementos que levam você a “viajar” por todas as eras e períodos geológicos até chegar em nossos dias.
As peças são substituídas ou modificadas vez ou outra, sempre com o objetivo de melhorar a didática e estética, valorizando a parte da exposição.
Imponente esqueleto reconstituído de uma ave enorme, a qual viveu no Vale do Paraíba há cerca de 23 milhões de anos, é a atração principal daquele belo museu, aberto de 3as aos domingos das 10h às 17h. Para grupos é preciso agendar: (12) 3631-2928.
O CHARME DE TAUBATÉ
A cidade de Taubaté, encravada no coração do Vale do Paraíba, é um destino turístico de alto valor, recheado de história com um rico acervo, além de seus casarões do século XIX.
O ‘Museu Monteiro Lobato’ é o mais famoso.
Já falamos do ‘Museu de História Natural’, mas Taubaté tem também outro museu contando a sua própria história.
Não paramos por aqui, você pode ainda ver o ‘Museu da Imagem e do Som’, o ‘Museu da Agricultura’, o ‘Museu da Imigração Italiana’ ou, também uma ‘Pinacoteca’ ou o ‘Sítio do Pica-Pau-Amarelo’.
Taubaté tem um prefeito oriundo do turismo. Logo…
TAUBATÉ, NATUREZA, ETC.
O ‘Parque Itaim’ de Taubaté é um espaço verde amplo e agradável seja para caminhadas relaxantes ou atividades esportivas.
O seu ‘Horto Florestal’ oferece trilhas e cascatas e também contemplação no coração da Mata Atlântica.
Cada canto da cidade possui uma história a ser explorada e apreciada, tornando qualquer passeio uma nova experiência.
A ‘Casa do Figureiro’ de Taubaté, embora inaugurada em 1993, ela é fruto de uma tradição há mais de 150 anos, e tem uma grande variedade de produtos artesanais típicos locais e, nos fins de semana apresentam música ao vivo e comidinhas deliciosas.
Visite Taubaté com calma e com tempo, aproveitando a sua excelente rede de hotéis e variada gastronomia.
TURISMO RURAL É TURMALINA
Localizada na região de São José do Rio Preto, temos a simpática cidade de Turmalina, fundada em 1948, cujo nome veio de pedra semipreciosa garimpada por um de seus fundadores.
Ultimamente, Turmalina começou explorar o seu potencial turístico em várias de suas propriedades rurais.
O turista encontra parreiras de uva com estrutura para ‘colha-e-pague’, Haras com pequenos animais, plantação de frutas e criação de aves exóticas, incluindo gansos e patos egípcios.
Turmalina faz parte da ‘Região Turística entre Rios’, e você vai se encantar com toda certeza. Mais informações (17) 3667-1192.
Visite Turmalina.
ROCK IN FEST LAGOINHA
Ao sul de Aparecida está a cidade de Lagoinha, nascida de antigo pouso de tropeiros, a apenas 190 km da capital.
No mês de junho, nos dias 29 e 30, haverá outra edição do ‘Rock in Fest Lagoinha’, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo daquela prefeitura e com o apoio do seu Comtur.
Para quem gosta de curtir bandas de ‘rock’ é “prato cheio”, acompanhadas de boa comida típica e/ou cerveja artesanal.
Visite Lagoinha.
Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –